DIGITAL É MEIO. O QUE EXISTE É MARKETING.
Nos últimos 10 desenvolveu-se no Brasil, e diga-se de passagem, no mundo, uma indústria de venda de uma falácia. A falácia chamada marketing digital para dentistas.
Somente aqueles que realmente não entendem nada de marketing, da ciência chamada marketing podem defender a existência de tal besteira.
Se você é uma agência de marketing e trabalha esse conceito esse não é um artigo para você. Esse artigo é para profissionais de odontologia. Não temos nada contra quem cria um modelo de negócio e quer ganhar dinheiro com isso. Mas o fato é que vamos esclarecer ponto a ponto o que é marketing e o que é canal de marketing. Não vamos perder tempo debatendo conceitos e em discussões infrutíferas.
Esclarecendo conceitos
Existem muitos conceitos a respeito do que é marketing, mas nos da Sênior Marketing adotamos o conceito da Associação Americana de Marketing (AMA) , provavelmente a maior e mais respeitada instituição mundial que trata do assunto:
Marketing é uma função organizacional e uma série de processos para a criação, comunicação e entrega de valor para clientes, e para a gerência de relacionamentos com eles de forma que beneficie a organização e seus stakeholders.
Perceba na definição acima da AMA que em momento nenhum se fala sobre a questão de canais (análgicos ou digitais) para comunicar e entregar valor para todos os envolvidos no relacionamento com uma organização (sua clínica).
É muito importante que você dentista entenda que qualquer investimento em marketing na odontologia para REALMENTE ter algum fundamento e possibilidade de sucesso e retorno, precisa se fundamentar no que chamamos dos 3 M's do Marketing, a saber:
Mercado – é o
conjunto de pessoas com características sócio-demográficas (faixa etária, renda
familiar, perfil comportamental, etc) que se agrupam e consomem determinado tipo
de produto ou serviço.
Odontologia é o macro mercado. Dentro do mercado de
odontologia existem os nichos ou e subnichos. Quanto mais especifico maior deve
ser o direcionamento de marketing. Exemplo de nicho na odontologia: Ortodontia.
Exemplo de Subnicho: Aparelhos ortodônticos estéticos.
Mensagem – É o
posicionamento da clínica em relação a determinado mercado. A clínica não deve
procurar atender a todos os mercados. É preciso que ela se posicione, ou seja,
que determine quem ela quer atender e qual imagem ela pretende passar para um
determinado nicho ou subnicho de mercado.
Existem vários tipos de posicionamento. A clínica pode se
posicionar por preço. O “mais barato do mercado”. Pode se posicionar por
qualidade. Pode se posicionar por imagem: A clínica mais nobre e elitizada de
uma determinada região.
Meio – Somatório
dos canais utilizados para atingir determinado mercado e levar a mensagem ou
posicionamento da clínica para esse mercado.
Os meios podem ser online, off-line, passivos ou ativos.
Geralmente, a melhor estratégia envolve uma mescla bem feita de todas os meios
à disposição da clínica para atingir seus objetivos.
Perceba que marketing digital nada mais é do que um Meio de comunicação da sua mensagem de posicionamento com seu público alvo.
Para cada tratamento da sua clínica é necessário desenvolver os 3M's do Marketing, afinal cada tipo de tratamento tem características de público, mensagem e meios mais adequados para desenvolvimento, como mostra a figura abaixo:
3 M's de Marketing Aplicados a Odontologia
Assim como um ortodontista nunca começaria a fazer um tratamento sem antes ter realizado uma boa anamnese com seu paciente, solicitado a documentação ortodôntica e elaborado um bom planejamento individualizado para cada paciente, não faz sentido nenhum na sua estratégia de marketing odontológico pular diretamente para a utilização dos MEIOS de comunicação sem antes entender profundamente quem são os seus clientes e qual o seu posicionamento perante eles.
Por fim, subespecificações ainda mais bizarras do marketing digital para dentistas surgiram, tais como:
- Facebook para dentistas
- Google para dentistas
- Instagram para dentistas
Ora, se Facebook, Google e Instagram são apenas MEIOS de divulgação como você reagiria se você apresentado a um treinamento do tipo: Revista Veja para Dentistas ou Jornal Folha de São Paulo Para Dentistas? Afinal, esses dois últimos também são apenas de MEIOS de divulgação. Pois é, não faz sentido algum, focar em meios já que eles são a ponta do processo. Aliás a parte mais frágil de todas.
Para concluir, queremos ressaltar que é o marketing como ciência precisa ser levado a sério e exige anos de estudo e formação contínua para que o profissional realmente o domine e consiga transformar seus conceitos em resultados reais para seus clientes.
Na nossa vivência diária recebemos dezenas de emails e telefonemas de dentistas que já passaram pela mão de agências e treinamentos que prometeram fazer marketing mas estavam apenas entregando publicidade em Meios de divulgação. Não vai dar resultado mesmo.
Se você já investiu antes em outras agências de marketing ou cursos que prometeram muitos resultados investindo em "marketing digital para dentistas", nós colocamos como alternativa oposta a tudo isso.
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