Como reduzir custos no e-commerce

 

  O e-commerce tem crescido no Brasil a taxas de 2 dígitos nos últimos 5 anos no país, registrando um desempenho bem superior ao varejo "tradicional".

  Entretanto, para que uma operação de e-commerce seja bem sucedida é preciso cuidar do chamado back-office.

  Pequenos comerciantes online tem que dar especial atenção ao seu sistema de back-office, ou seja, a tudo aquilo que sustenta e apoia a operação online.

  A busca por redução continua de custos deve ser uma obsessão do pequeno empresário online. Veja alguns processos que o empresário deve automatizar e padronizar para reduzir seus custos operacionais:

Estoque centralizado

  É fundamental que o e-commerce esteja ligado ao um software ERP que faça a gestão centralizada das vendas, reposição de estoque e contas a pagar e receber. Fazer esse processo manualmente só é viável para pequenos e-commerces que tem um volume muito baixo de pedidos mensais e cuja administração de estoques seja centralizada. Para qualquer coisa além disso é preciso contar com um sistema informatizado que apoie e controle a retaguarda da sua loja virtual.

Marketing  e Propaganda

  Quem não é visto não é lembrado. Essa máxima vale com certeza para o e-commerce, entretanto é fundamental que ações de marketing seja online ou offline sejam medidas e acompanhadas, pois muito dinheiro é gasto pelo empresário virtual sem que se saiba se existe, de fato, um retorno em vendas. Acompanha o custo de aquisição por lead e a taxa de conversão a partir das diversas mídias é fundamental para que a verba promocional, que no caso de pequenos e-commerces geralmente é curta, seja aplicada da melhor forma possível, maximizando o retorno do investimento em marketing pela empresa.
  
Gestão do fluxo de entrega

  Ter um processo de entrega otimizado pode chegar a reduzir em até 20% o custo de operação de um e-commerce segundo consultorias internacionais focadas em e-commerce. Isso passa por uma boa seleção do seu parceiro logístico, mas também por uma integração interna entre as áreas da empresa, passando desde o frente de loja (loja virtual) até o processo de separação, embalagem e despacho dos produtos. É muito importante que esse processe seja pensado seguindo as melhores práticas de logística, mesmo quando o negócio ainda é pequeno. Assim, quando a loja virtual engrenar estará preparada para crescer evitando que o gargalo seja exatamente o processo de entrega.

  Concluindo, é importante frisar que é fundamental que o empreendedor procure constantemente auditar seu negócio visando "caçar" pontos de perda e desperdício, contribuindo assim para que o seu e-commerce possa avançar como uma operação rentável.

Sr. Site