Pequenas empresas são aquelas empresas, de acordo, com o SEBRAE, com faturamento de até R$ 3.600.000,00 por ano. Essa é uma definição bastante genérica e sabemos que na prática, milhões de pequenas empresas no Brasil não chegam a atingir esse patamar de faturamento. Definições e valores a parte, o fato é que as pequenas empresas no país são sobretaxadas com uma carga tributária e obrigações fiscais e legais muito acima da média de outros países no mundo.
Em um cenário recessivo como o que vivemos e onde a competição parece ter se tornado predatório e desigual, como uma pequena empresa pode divulgar seus produtos ou serviços?
Bem, é bom darmos um passo atrás e dizer que sem se tornar conhecida uma empresa não pode ser lembrada. Então, você pode ter ótimos produtos, um excelente atendimento e as melhores condições de pagamento, mas se as pessoas ou empresas que formam seu público alvo não souberem da sua existência, sua empresa não vai decolar.
Acontece que nas pequenas empresas, de forma geral, não existe um planejamento de marketing e a verba para publicidade e propaganda é pequena ou quase inexistente. Além disso, a cultura de gestão das pequenas empresas costuma ser um tanto quanto amadora. O próprio SEBRAE lembra sempre em suas pesquisas que a grande maioria das pequenas empresas é formada por pessoas que dominam uma certa área de conhecimento bem específica e que resolvem abrir seus próprios negócios como forma de ganhar dinheiro e/ou independência financeira e de vida.
Com o advento da internet e sua popularização as pequenas empresas passaram a ter em mãos um arsenal de ferramentas e técnicas que juntas podem leva-lás a um outro patamar. Mas se por um lado a tecnologia foi um facilitador, por outro, ela se tornou um problema, pois hoje em dia existe uma quantidade enorme de técnicas e ferramentas e de novo o pequeno empresário se vê perdido diante das várias alternativas.
Empresas maiores conseguem contratar uma agência de marketing ou um profissional especializado enquanto as pequenas empresas ainda sofrem com a cultura do "sobrinho", ou seja, aquela pessoa próxima que pode ser um amigo ou mesmo o tão falado "sobrinho" que entende tudo de "internet". Novamente, os resultados passam a ser medíocres e os empresários começaram a se decepcionar com as ferramentas da internet, quando na verdade a culpa é pela falta de capacitação e entendimento do que pode e como pode ser feito um trabalho de divulgação pela internet.
De fato, em um cenário globalizado onde o mundo literalmente não tem fronteiras, sai na frente o pequeno empresário que consegue entender e dominar todo o ferramental disponível na internet a favor do seu pequeno negócio. Basta folhear alguma revista de negócios ou empreendedorismo para tomarmos conhecimento de casos de sucesso de uso da internet a favor das pequenas empresas. São pequenos artesãos vendendo suas obras de arte para os 5 continentes a partir da sua pequena cidade no interior ou de uma consultora de RH que trabalha a partir do seu Home Office prestando serviço de recrutamento e seleção para empresas de grande porte em vários estados. Ou seja, os exemplos existem, são reais e verdadeiros.
Mas e você que tem um pequeno negócio e chegou ate aqui pode estar se perguntando: Ok, eu concordo com tudo que foi dito acima, mas afinal, como eu faço para divulgar minha pequena empresa? Gostaria de ter uma resposta fácil e de fato, muitos "gurus" da internet prometem resultados incríveis com aquele curso "maravilhoso" de vendas pelo Facebook ou sobre "como colocar seu site na primeira página do Google". Tudo isso é válido mas é a ponta de um iceberg. Ou seja, usar a ferramenta a, b ou c é a externalização de uma estratégia. Mas lamentavelmente os temas pequenas empresas e estratégia andam juntos, razão pela qual, cerca de 70% das pequenas empresas não duram 2 anos.
Ou seja, para divulgar sua pequena empresa é preciso antes de mais nada um planejamento bem feito com etapas claras e uma meta clara de onde se quer chegar. Somente a partir desses pontos bem estabelecidos é possível definir com clareza quais são as melhores ações para divulgar uma pequena empresa. Talvez você fique decepcionado com essa abordagem. Afinal, na era da internet onde as promessas de "sucesso imediato" são vendidas como pão quente que acabou de sair do forno, uma proposta de pensar antes de executar pode não ser agradável. Mas para todos que chegaram até aqui um breve conselho final: Estude seu negócio, pontos fortes, pontos fracos, veja qual é o seu produto, seu serviço, onde você esta pecando, o que tem que melhorar, aquilo que você faz realmente bem e a partir dai com a ajuda de um especialista veja qual a melhor ferramenta para ajuda-ló. Nunca vá pelo caminho fácil de começar do final, ou seja, não saia abrindo contas em redes sociais, investindo em otimização de site ou buscando anunciar no Google, para ficar em alguns exemplos. Comece do planejamento, ponha tudo no papel e somente então vá partir para a fase de divulgação. De tempo ao tempo e sua pequena empresa começara a ter resultados concretos.
Sr. Site
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