Como criar uma audiência nas redes sociais para sua clínica ou consultório

como criar uma audiência para sua clínica nas redes sociais

 Dentro das diversas estratégias de marketing digital para dentistas e médicos um da principais decisões é relativa à escolha dos canais de divulgação.

 E quando falamos em canais de divulgação no meio digital nunca podemos deixar de considerar as redes sociais.

 Afinal de contas, as redes sociais tornaram-se mania no Brasil, sendo o país um dos líderes em quantidade de pessoas conectadas as mais diversas redes.

 Com a crescimento popularização da banda larga e dos dispositivos móveis no Brasil o acesso as redes sociais mais que triplicou nos últimos 5 anos. Basta entrar em um ônibus, metrô ou observar as pessoas nas ruas e escritórios que você verá alguém acessando sua rede social de preferência.

  Estar nas redes sociais não é mais uma questão de "se" e sim de "como". Nesse artigo vamos abordar como o dentista ou médico pode criar uma audiência nas redes sociais para sua clínica ou consultório e quais os benefícios dessa atividade.

Por que criar uma audiência nas redes sociais para sua clínica ou consultório?

 Assim como explicamos na nossa consultoria de marketing para dentistas e consultoria de marketing para médicos , o brasileiro tem um comportamento extremamente social. E as redes sociais copiam o mundo lá fora de tijolo e cimento.

  Fala-se muito sobre a importância de estar na internet "porque todo mundo esta na internet", mas esse não é o motivo, afinal, nem todo mundo que esta na internet acessando as redes sociais te interessa ou deveria te interessar como cliente, já que nem todos tem os requisitos mínimos para se tornarem seus clientes, que são:

1 - Interesse pelo seu serviço;
2 - Autoridade para comprar;
3 - Capacidade financeira de comprar;

O fato é que é importante estar nas redes sociais certas e de forma certa. Isso exige um passo anterior chamado segmentação de mercado

  Segmentar é escolher. Escolher quem você quer atender baseado em critérios palpáveis como sexo, religião, região de moradia, idade, comportamento social (interesses).

  E é exatamente esse o motivo de estar nas redes sociais. A segmentação que você faz de mercado pode ser replicada com muita propriedade na maioria das mais importantes redes sociais, tornando sua mensagem muito relevante e precisa.

Quais os principais canais para criar audiência para sua clínica nas redes sociais?

 As redes sociais são muitas e você não deve estar em todas elas. Você deve selecionar as redes sociais de acordo com o perfil do cliente que deseja atrair e atender.

  Uma dica valiosa: se você não ter certeza por qual rede deve começar, pesquise com seus atuais clientes (os do tipo que você gostaria de ter mais) quais as redes que eles acessam. Comece com essas.

 Algumas redes sociais que você pode usar como canais para criar sua audiência:

Facebook - Muito popular no Brasil, tem milhões de seguidores. Existe a possibilidade de participar de grupos de interesses específicos. Um cliente nosso de consultoria de marketing médico, por exemplo, que oferece o serviço de cirurgia bariátrica (pacientes obesidade mórbida) participa ativamente de grupos ligados a obesidade, obesidade mórbida e outros. Tem tido grande sucesso na captação de pacientes diretamente da interação com esses grupos.

Twitter - Serve para envio de mensagens curtas de até 140 caracteres. É ótimo para distribuição de links de artigos publicados no seu site que interessam a um público específico e também com um canal de atendimento estendido da sua clínica

Instagram - O uso de hashtags direcionadas a interesses específicos e o apelo visual fazem dessa rede um excelente canal para divulgação do trabalho de clínicas, especialmente aqueles voltadas para serviços estéticos.

Estratégias práticas de construção de audiência

  Definidas as redes que você que incluir a presença da sua clínica é hora de construir sua audiência. Provavelmente você precisará investir algum valor em impulsionamento dos seus posts para acelerar a adesão de pessoas a sua fan page, mas isso não é um pré-requisito obrigatório, apesar de desejável.

  Crescer sua rede de fans organicamente é sempre possível e desejável, mas isso vai depender diretamente da qualidade do material que você produz e entrega nas redes sociais, assim como também os limites de visibilidade dos posts orgânicos impostos pelas próprias redes sociais, que tem cada vez mais modificado seus algoritmos para que os impulsionamentos pagos sejam necessários. Afinal, eles também querem ganhar dinheiro.

  Algumas práticas, entretanto, são bastante uteis e você deve utilizar para crescer sua audiência:

1 - Crie e participe de grupos que tenham a ver com a temática da sua clínica. Nas redes sociais já existem grupos da maioria dos temas ligados a saúde: hipertensão, diabetes, ortodontia, implantes, etc. Escolha um tema e você vai encontrar o grupo associado.

  Entrar e participar ativamente desses grupos, não fazendo propaganda diretamente, mas respondendo dúvidas, interagindo com os integrantes, publicando conteúdo relevante vai fazer sua clínica naturalmente se tornar a opção número 1 no momento da escolha das pessoas que participam daquele grupo.

2 - Faça lives - As redes sociais tem incorporado recursos de transmissão ao vivo. Isso é fantástico e abre um canal direto com seus fans e com potencias clientes. Agendar uma transmissão dentro da sua fan page em um horário determinando onde um profissional especializado vai tirar dúvidas dos atuais e potencias clientes sobre um tema específico é uma ótima forma de criar uma audiência e de obter mais clientes.

  Somente não se esqueça de seguir rigorosamente as regras dos conselhos federais que regem sua categoria profissional no tocante a publicidade e propaganda. Isso vale também para a divulgação em redes sociais.

3 - Criar promoções para fans. Criar promoções especiais somente para quem é fan e seguidor da sua clínica nas redes sociais é uma forma fantástica de aumentar sua audiência e criar engajamento. 

  Novamente, as formas de fazer promoção na medicina e odontologia tem que seguir regras éticas de publicidade e propaganda.

Essas ações somadas a outras que são criadas de forma personalizada, de acordo com o tipo de serviço da clínica, o perfil dos clientes e os objetivos de marketing, são muito bem elaborados durantes nossos processos de consultoria de marketing para médicos e consultoria de marketing para dentistas.

Conclusão

  Redes sociais são um importante canal de comunicação do posicionamento da sua clínica junto ao público do seu interesse.

 Começar fazendo uma boa segmentação do mercado alvo, selecionar as ferramentas corretas e aplicar estratégias práticas de forma consistente e coerente vão fazer sua audiência crescer em número e qualidade.

  O objetivo final? Mais pacientes particulares marcando consultas e sua clínica mais rentável. Sempre.

  Se você deseja uma consultoria de marketing médico ou consultoria de marketing odontológico especializada, entre contato conosco preenchendo o formulário abaixo e um consultor de marketing entrará em contato com você.