Marketing e vendas são os principais problemas que levam os profissionais de saúde a procurarem nossa consultoria de marketing para médicos e nossa consultoria de marketing para dentistas.
Geralmente esses profissionais nos dizem que já tiveram algumas iniciativas de publicidade, tipicamente colocando alguns anúncios em um ou outro canal mas parece que não fizeram muito efeito. Ou seja, suas ações de marketing odontológico ou marketing médico não fizeram muito efeito.
A Razão principal: Marketing não é só publicidade
O fato é que colocar anúncios em redes sociais, fazer vídeos legais e produzir conteúdo original não é fazer marketing. Muitas vezes não passa de dar informação gratuita.
Como costumo dizer para os nossos clientes de consultoria de marketing para médicos ou dentistas, marketing é um processo e não um evento esporádico.
Isso não quer dizer entretanto, quer fazer marketing médico ou marketing odontológico deva ser algo difícil ou complicado. Longe disso. A simplicidade nesse caso é um ganho e é preciso partir de fundamentos sólidos para que os resultados apareçam.
Acontece que as agências de marketing digital e pseudo gurus tem "educado" os profissionais de saúde, que comumente são avessos a iniciativas de marketing de forma equivoca. Limitam-se a ensinar os profissionais a utilizarem ferramentas, quando na verdade isso é apenas a ponta do iceberg do marketing na saúde.
3 Estratégias de marketing para aumentar as vendas no seu consultório
Dentro da nossa consultoria de marketing médico ou marketing para dentistas fazemos um trabalho personalizado que envolve a criação de um proposta única de valor (P.U.V) para o profissional ou clínica que o torna praticamente irresistível dentro do seu segmento de mercado, aos olhos de quem mais lhe interessa: seus pacientes em potencial.
Como sabemos que mensalmente milhares de dentistas e médicos leem o nosso blog com dicas de marketing para médicos e marketing para dentistas resolvemos passar algo mais genérico, mas que ainda assim possa ter valor prático e trazer resultados para seus consultórios e clínicas. Vamos examinar a partir de agora 5 estratégias de marketing para aumentar as vendas no seu consultório item a item:
1 - Eduque seu paciente
Todo mundo sabe que o cliente que conhece, entende e valoriza um determinado serviço compra melhor.
Veja o que acontece com as campanhas promovidas pelo governo federal que incentivam a vacinação de crianças ou em épocas específicas do ano.
As propagandas promovidas nos canais de comunicação de massa tornam muito mais efetivas a campanhas lançadas. Isso acontece, porque a grande maioria das pessoas não esta preocupada em contratar ou procurar um serviço de saúde quando ela goza de boa saúde.
Acontece que uma boa argumentação narrativa demonstrando o valor e os benefícios, ou seja, o ganho de uma prevenção levam as pessoas que não tinham manifesto ainda uma necessidade a se moverem. Da mesma forma, se uma pessoa percebe que vai perder algo ela se moverá no sentido de evitar essa perda ou dor.
E como um médico ou dentista pode aplicar esse conceito dentro do seu consultório? Usando os diversos canais de que dispõe, tais como redes sociais, site, material educativo impresso, newsletter que pode ser enviada para os pacientes e prospectos por email ou whatsapp, o profissional de saúde deve demonstrar claramente através de vídeos, artigos ou áudios quais os ganhos reais ou as perdas potenciais de adotar ou deixar de adotar uma postura de prevenção e promoção da saúde.
Note que esse é um processo de marketing permanente. Ele não vai dar resultado se você faz isso uma vez, ou se faz a cada 3 meses. Ele precisa seguir um calendário de promoção permanente e constante.
A constância, junto com a segmentação do público alvo e a relevância do material educativo bem como a utilização dos canais de mídia corretos para levar a mensagem até o público é que vão trazer os resultados desejados.
2 - Peça por referências ativamente
O médico e o dentista precisam entender que cada paciente é sim uma fonte geradora de novos pacientes.
Mas acontece que cada vez menos os pacientes estão ATIVAMENTE indicando os seus médicos e dentistas. Eles não fazem isso por mal. É que eles tem mais coisas para fazer...
Em um mundo hiperconectado, todas as pessoas são bombardeadas por milhares de informações diariamente. É muita coisa para uma pessoa normal absorver.
Novamente, é preciso que você dentro do seu consultório tenha um processo ATIVO de solicitação de novos pacientes.
Tenha um script pronto para que seja aplicado a cada paciente ao final do tratamento. Mas atenção! Somente solicite referência aos seus pacientes se você excedeu o pacote básico e esperado de serviços que o cliente contratou. Atendimento pontual, educação e qualidade não são mais que obrigação e dificilmente um paciente vai indicar o profissional por ter recebido o pacote básico.
Novamente, lembre: somente pacientes encantados com seu atendimento fazem indicações. Para esses, não perca a oportunidade, peça a indicação.
3 - Crie uma rede de parceiros
Nada mais efetivo do que aumentar sua captação de pacientes junto a outras empresas que também vendem para o mesmo público alvo que o seu.
Em todo bairro, toda cidade, toda região existe um comércio e uma rede de serviços bem definido. As chances são grandes de que no local onde seu consultório esta estabelecido também existam médicos, fisioterapeutas, cursos de idiomas, academias e outros serviços que também buscam o mesmo tipo de clientela que você.
Mapeie quem são essas empresas e busque fazer parcerias com eles. Mas tenha uma proposta concreta. Nada daquela velha prática de deixar o cartão de visitas ou panfleto no balcão. Isso é irrelevante e pouco eficiente. Lembre-se, as pessoas são bombardeadas por milhares de mensagens e estímulos de propagandas todos os dias. O seu seria somente mais um.
Tenha uma proposta clara e objetiva de parceria onde todos ganham. Por que não fazer uma parceria com a academia que cederá o espaço e você cuidará de organizar uma "manhã da saúde" levando palestras de saúde bucal para os associados da academia? Melhor ainda se conseguir levar um médico e um fisioterapeuta para falar para o mesmo público. Mas por favor, não seja amador. Cuide da organização do evento: agenda, material de apoio, lanche se houver, organização do espaço, agenda do evento, material promocional e principalmente o objetivo bem definido do que você e seus parceiros desejam ao final do evento: cadastro de potenciais clientes, inscrições em uma lista de espera, marcação de consultas? Tenha metas claras.
Parcerias são ótimas, mas geralmente são realizadas de forma amadora e deixadas "ao sabor do vento". O fato é que geralmente não dão resultados quando são tratadas de forma amadora. Uma pena, pois parcerias bem feitas estendem o poder comercial de cada parceiro pelo número de parceiros que fazem parte da rede.
Faça parcerias e veja as vendas do seu consultório ou clínica aumentar.
Conclusão
Ficar dentro do consultório esperando o paciente chegar não é mais uma opção. Como ensinamos em nossa consultoria de marketing para dentistas e nossa consultoria de marketing para médicos, a captação passiva baseada em publicidade e propaganda é insuficiente para trazer o tipo e volume de pacientes que uma clínica precisa hoje em dia para se sustentar e dar lucro.
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