A internet mudou a forma como todos nos consumimos produtos e serviços. Isso é inegável. Com a popularização dos smartphones e o crescimento da banda larga, era questão de tempo para que boa parte da população brasileira, mesmo a mais simples tivesse acesso a esse incrível mundo repleto de informações, conhecimentos e produtos e serviços. Muitos produtos e serviços.
Então, como uma sequência lógica os profissionais de saúde, especialmente os dentistas trataram de ocupar seu espaço no mundo virtual. Claro, se TODO MUNDO ESTA NA INTERNET, EU TAMBÉM TENHO QUE ESTA CERTO?
O brasileiro é um ser social e as redes sociais como o Facebook, o Linkedin, o microblog Twitter logo pegaram no país e nos já estamos sempre entre os top 5 nos rankings de número de usuários e tempo de navegação nessas grandes redes.
O Google então, outro grande sucesso entre nós. Muitos analistas estimam que cerca de 98% das pesquisas realizadas por brasileiros são realizadas nesse motor de busca.
Bom, tudo muito óbvio você vai dizer. Onde esta o problema então? O problema começa no momento em que o profissional de odontologia passa a por todas suas fichas nessas ferramentas, vale frisar, ferramentas, como sua fonte primária de captação de clientes.
O comportamento do consumidor na internet
Se a internet trouxe facilidades para o consumidor, trouxe também dificuldades para o fornecedor. Vamos pegar um exemplo simples. Abra o seu navegador preferido, vá até o Google e digite o termo ou expressão "ortodontia em São Paulo". No momento que escrevo esse artigo (04.08.2017) o motor de busca me retorna 477.000 resultados!!! Repita isso para qualquer termo ou cidade associado a odontologia e verá que os resultados impressionam.
São 477.000 páginas que o Google indexa com palavras que de alguma forma tratam os termos "Ortodontia" e "São Paulo". Entenda que o cliente ou paciente sempre começa sua busca por solução de um problema nunca por um produto ou serviço. E sua busca inicial sempre é ampla.
Qual a falácia que as agências de marketing digital e os "gurus" de marketing que não entendem absolutamente nada de comportamento do consumidor vendem:
Falácia: "Você tem que jogar seu anzol onde os peixes estão. E os peixes estão na internet. No Google."
Acontece que não basta jogar o seu "anzol" (sua propaganda) onde os peixes estão, mas você precisa jogar no ponto onde os peixes (clientes) estão mordendo (comprando). Com 477.000 resultados vai ser difícil encontrar esse ponto.
O fato é: existe uma oferta enorme de profissionais que invadiram o Google (canal de mídia) com propagandas exatamente iguais, oferecendo o mesmo produto (aos olhos do consumidor), com baixíssimo grau de diferenciação em um mercado restritivo (crise econômica).
Queremos dizer com isso que você deve parar de anunciar no Google? Claro que não. Mais sua estratégia de captação de clientes não poderia nunca ficar apoiada somente em divulgação online, seja no Google ou outro canal digital. Exatamente porque existe oferta demais, do mesmo tipo, com baixa diferenciação em um mercado restritivo.
E eu sei, sei sim, que alguns vão dizer: "ah mais eu atraio muitos clientes via Google". E eu vou te dizer: e deixa de atrair muitos outros por se restringir a essa estratégia.
E o Facebook
É engraçado mas pesquisando na internet você encontra inclusive cursos direcionados de Facebook para dentistas. Uau!!! Quanta exploração da ignorância alheia!!! É mais ou menos com você profissional de odontologia fazer um "Curso de implantes usando o pino Straumann para Orientais"!!! Coisa de louco mesmo, sem sentido nenhum para quem fez pelo menos um nível acima do zero em marketing.
Recentemente em evento da Associação Americana de Marketing em Miami (que aliás não tinha nenhum outro brasileiro entre 200 inscritos) foi dito longamente sobre a armadilha que as empresas estão caindo ao atrelar sua estratégia de captação de clientes no Facebook.
Veja bem, as redes sociais são locais onde as pessoas entram para se relacionar. Tudo bem se você inclui o Facebook, Twitter, Google + ou qualquer outra rede social dentro da sua estratégia de marketing com objetivos concretos e métricas bem definidas.
Mas via de regra não é o que vemos. Como os dentistas em geral usam o Facebook? Publicam fotos bonitinhas, dicas de saúde bucal que geralmente são as mesmas do colega que esta a um clique de distância no computador do seu potencial cliente, fazem alguns vídeos engraçadinhos e ficam felizes da vida pelas chamadas métricas da vaidade: likes, compartilhamentos, views, etc. Vamos combinar, nada disso paga suas contas no final do mês.
Já visitei e cataloguei mais de 250 páginas do Facebook de clínicas odontológicas no Brasil. Sinceramente, não existe diferenciação. Não existe uma estratégia de marketing. O que todos estão fazendo é dar informação gratuita. É ter um marketing institucional. Ora, se você não tem um orçamento do tamanho de uma Coca-Cola não deveria fazer marketing institucional, deveria fazer marketing de resposta direta. Para cada 1 real gasto deveria retornar no mínimo o dobro. Mas é bonitinho estar no Facebook, "porque todo mundo esta lá e ajuda sabe..."
A grande mentira do Facebook para os dentistas é de que ele ajuda a captar cliente. Não, ele não ajuda. O que ajuda a captar clientes é uma estratégia de marketing bem pensada, com início, meio e fim. O Facebook é só uma ferramenta. Um meio de comunicação. E amigos, 99,9% dos dentistas usa-o de forma errada. Não tem resultados. O máximo que tem são likes, views e compartilhamentos. E um ou outro paciente. Se é isso que você tem, desculpe mas seu marketing é uma droga!!
Conclusão
Existe uma indústria faturando em cima dos dentistas. Empresas, "gurus" e gente sem formação e ética estão vendendo para os profissionais de saúde que marketing é ferramenta. Que fazer marketing é ter anúncio no Google, página no Facebook. Não é. Marketing é filosofia de gestão. Likes, views, números de cliques, não servem para nada. Se é esse relatório que você tem no final do mês, demita sua agência, peça o dinheiro de volta do curso do seu "guru"
Se você quer montar uma estratégia real de marketing odontológico, com resultados a médio e longo prazo, nos somos a empresa para você. Marketing real para dentistas com resultados reais. Ligue para nós e vamos conversar.
Sênior Marketing