Vivemos em um mundo de commodities. Tudo parece exatamente o mesmo. Tudo muito igual. Os carros parecem ter pouca diferenciação, as redes de fast food trazem lanches insonsos e padronizados, os smartphones cada vez mais tem muito do mesmo. E essa sensação também tem sido percebido com o mercado de saúde.
Sim, um paciente leigo hoje em dia tem grande dificuldade de avaliar uma diferença real entre duas clínicas ou consultórios odontológicos que ficam no mesmo bairro, na mesma rua. As placas dizem exatamente a mesma coisa, os websites também: ortodontia, estética, prótese, etc. Prometem qualidade e todos trabalham com profissionais de ponta? Quem escolher? Se todos são iguais, talvez o único critério que sobre seja o preço. Isso soa familiar para você?
Por outro lado, existem elementos simples que não são aproveitados pelos profissionais de saúde que ajudam uma clínica ou consultório, médico ou odontológico se diferenciar no mercado.
O slogan ajuda vender valor, mas primeiro tenha valor no seu serviço
É fato que para comunicar valor é preciso que seu serviço evidentemente tenha valor. Parece obvio, mas muita gente busca atalhos e acaba se dando mal nesse caminho.
Um serviço é antes de tudo uma promessa. Quando eu marco uma consulta com um médico eu espero antes de mais nada uma promessa. Uma promessa de um bom atendimento, de que o médico tenha conhecimento suficiente sobre a patologia que me aflige, que o local de prestação de serviço seja agradável e acessível, que eu seja atendido no horário, etc.
Essa promessa é o valor que você entrega dentro do seu consultório ou clinica. Quanto melhor cada ponto de contato com seu cliente / paciente maior o seu valor. Acontece que existem várias formas de se prestar um serviço e certamente algumas são melhores do que as outras.
Voltemos ao exemplo dos fast foods. Se um quiser comer um sanduíche rápido talvez um lanche no Mc Donalds me satisfaça, mas por certo que não posso esperar um sanduiche gourmet vindo dessa grande cadeia de lanchonetes. Se meu desejo for por um sanduíche mais elaborado, provavelmente devo buscar uma lanchonete que tenha uma pegada mais "Gourmet". Lá, com certeza o serviço será mais detalhado e os pratos mais bem elaborados e saudáveis. Contudo, vou pagar mais, porque foi agregado valor ao serviço básico.
Voltemos para a área de saúde. Se sua clínica é um Mc Donalds, no sentido de que a prestação de serviço é voltada para a rapidez e com atributos de baixo valor agregado, como por exemplo, clínicas odontológicas e médicas de portas abertas, onde quem chega primeiro e atendido primeiro, talvez o valor percebido pelo cliente seja bem diferente daquelas outras clínicas e consultórios que trabalham com horário marcado, tem um ambiente mais calmo, as consultas são pontualmente iniciadas e o paciente é atendido em um ambiente mais refinado.
Perceba que nos dois modelos, existe a criação de valor, pois valor é um atributo que deve ser percebido pelo cliente como real.
Acontece que é preciso comunicar esse valor e isso se faz através de vários elementos, sendo um deles, o slogan.
O Slogan e seu papel na comunicação da clínica
Talvez você esteja lendo esse artigo no sul do país, talvez no norte. As vezes, alguns exemplos que eu passe aqui não se apliquem a sua região, mas você verá que o slogan é uma parte importante da comunicação do valor de uma clínica ou consultório.
O slogan é um texto ou frase de efeito que carrega em si mesmo uma verdade ou promessa. A promessa de entrega do seu serviço.
Veja o exemplo do restaurante Madero, uma empresa especializada em criar sanduíches e lanches mais refinados. Seu slogan é: "The best burger in the world" (Algo como "o melhor hamburger do mundo em tradução livre).
A promessa deles é bem clara e esta implícita no seu slogan. Quando você entra em uma unidade do restaurante Madero espera comer nada mais, nada menos que o melhor hamburger da sua vida. Se isso é verdade ou não, você vai ter que me dizer depois de comer lá, mas o fato é que o slogan em si mesmo é muito forte. Ele posiciona de forma clara quem é o restaurante madero, o que ele faz e para quem faz.
Veja o exemplo da rede de franquias odontológicas Odontocompany: "Paixão pelo seu sorriso". Também é exemplo de um slogan que se apropria, que toma posse de uma condição, a "paixão" pelo sorriso dos seus clientes.
Pense no slogan como um elemento fundamental para posicionar a sua missão, sua visão e seus valores na mente dos seus potenciais clientes e dos seus clientes atuais. O slogan deve conter em uma frase ou palavra simples adjetivos que deem poder a sua marca.
O slogan deve manter viva sua marca na memoria do seu cliente e sempre que ele lembrar de você vai lembrar da sua promessa.
São vários os benefícios de ter um slogan associado a sua marca. O mais direto é criação de uma marca forte. Marcas fortes atraem mais clientes. Mais clientes significa mais faturamento.
O slogan por si só pode contribuir em muito na segmentação e posicionamento da sua clínica. Palavras como "exclusive", "premium", "Top" e outros estrangeirismos comunicam um posicionamento direcionado a uma faixa da população de alta renda e serviços de alto valor agregado.
Enfim, o slogan é parte fundamental da comunicação da sua clínica e deveria se estudado e escolhido com muito critério, sendo parte da comunicação estratégica da sua clínica ou consultório.
Conclusão
Ter um slogan que manifeste claramente sua promessa é forma de posicionar claramente sua marca. O slogan tem a capacidade de refletir a sua mensagem e sua promessa diretamente na mente do público que você pretende atingir.
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Se deseja auxílio na criação do slogan da sua clínica e no posicionamento do seu negócio, entre em contato conosco e vamos conversar!
Sênior Marketing