Tributação para clínicas odontológicas


tributacao-para-clinicas-odontologicas


  Nesse breve artigo queremos falar sobre os dois principais sistemas de tributação para clínicas odontológicas no que tange a figura da pessoa jurídica. Vou deixar de fora o sistema de lucro real por se tratar de um sistema que envolve muitas particularidades e especialmente voltado para faturamentos muito altos e que geralmente não se aplicam a clínicas pequenas e médias que são o alvo desse artigo.

 Vale lembrar que você sempre deve buscar a orientação de um contador registrado e profissional para lhe orientar sobre seu caso específico.

 Lembro ainda que a decisão sobre a melhor forma de tributação de uma clínica deve ser realizada baseando-se em número e fatos, nunca em achismos. É preciso que você ao visitar o seu contador leve até ele números tais como:

  • ·         Faturamento mensal;
  • ·         Pagamento de funcionários;
  • ·         Despesas operacionais (gastos com telefone, aluguel,  iptu, etc);
  • ·         Margem de lucro;
  • ·         Qualquer outra informação que o contador lhe solicitar;


 Se a clínica ainda não existe ou esta começando é bom fazer algumas estimativas desses valores em um plano de negócios. Sem esses itens básicos qualquer análise para planejamento financeiro ficará prejudicada.

 Avalie também a situação de cada sócio, se eles têm outras empresas, a situação dessas empresas e se existem pendências ou impedimentos dos sócios de qualquer ordem.
É importante que você como empreendedor saiba que existem impostos nas esferas municipal, estadual e federal que são devidas por uma empresa quando ela é regularizada.

Os principais tributos

Pessoa Jurídica Paga

IPRJ – Imposto de renda de pessoa jurídica
CSLL – Contribuição sobre o lucro líquido
PIS – Programa de integração social
CONFINS – Contribuição para o financiamento da seguridade social
INSS – Instituto nacional de seguridade social
FGTS –Fundo de garantia por tempo de serviço
ISS –Imposto sobre serviços



Principais Sistemas de Tributação
Simples
Lucro Presumido
Lucro Real
               

Simples Nacional
Uma única guia que recolhe os seguintes tributos:
IRPJ, o CSLL, o PIS, o COFINS, o IPI, o CPP, o ISS e o ICMS.
Limite de Faturamento Anual da Empresa: 3,6 milhões de reais
Tributação: 4,5% a 16,33% de acordo com 6 anexos que determinam a tributação de acordo com a atividade realizada pela empresa


Lucro Presumido
Nesse sistema as empresas pagam o IRPJ e a CSLL sobre uma margem de lucro pré-fixada por lei. É uma forma simplificada de apurar os impostos.
Empresas de serviço tem uma base de apuração de 32% sobre o faturamento, com algumas exceções.  Esse valor de lucro estimado é a base de cálculo para o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e para a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido que possuem a alíquota em 15% e 9%, respectivamente.
Exemplo:
Faturamento da Empresa: R$ 60.000,00 x 32% (base de cálculo pré-fixada de lucro presumido) = 19.200,00
IPRJ = 19.200,00 x 15% =  R$ 2.880,00
CSLL = 19.200,00 x 9% = 1.728,00


Qual sistema escolher

Depende.  Você vai ter que junto com o seu contador fazer várias simulações usando as informações financeiras da sua clínica que foram levantadas e chegar ao cenário que lhe permita tomar em conjunto com o seu contador optar pelo melhor sistema tributário que lhe permita pagar o menor valor de tributos dentro da lei.


Compartilhe esse artigo com seus colegas dentistas e se precisa de consultoria e gestão e marketing para seu consultório ou clínica odontológica entre em contato e fale com um consultor especializado em odontologia.



Sênior Marketing