É fácil encontrar tutoriais, vídeos e sacadas ensinando os dentistas como "lotar" suas agendas anunciando no Google ou no Facebook, E tudo isso "investindo bem pouco em marketing odontológico". Uau! Soa excelente, certo? Pena que é mentira!
O mundo real
No mundo real, aquele em que os publicitários e "consultores" de faz de conta não querem te contar existe uma realidade que não pode ser mudada: a propaganda odontológica não cria demanda. Ela somente ativa a demanda já existente.
Ok, isso posto vamos traçar o cenário onde a odontologia esta inserida. Procure dar um "zoom out" e observe a realidade do entorno da sua clínica. Nos últimos 6 meses foram abertas muitas empresas? O comércio local esta dinâmico com muitas contratações? As ruas estão cheias e o você sente "o pulso" da economia local vibrante? Aqui abra mais ainda o "zoom" e perceba a mesma realidade em relação a sua cidade, ao seu estado...ao país.
Você já sabe onde quero chegar, certo? Estamos vivendo uma recessão. A propaganda odontológica que não tem a função de criar demanda, vai ter pouca efetividade em um cenário recessivo. Atente para o fato de que não estou dizendo que você deve cortar a propaganda. Não, pelo contrário. É fundamental continuar seus investimentos em propaganda, pois alguma parte da população que faz parte do seu público alvo ainda vai comprar e ela precisa ver que você existe no momento que a sua necessidade se manifeste. Esta ai o verdadeiro papel da propaganda na odontologia: dar visibilidade para sua clínica ou consultório, tornando-o encontrável no momento da procura ativa do potencial cliente.
Facebook, Google Adwords - Solução para os problemas?
É preciso que fique claro: Facebook, Google, Linkedin, revistas, jornais são todos canais de mídia. O que isso significa? São ferramentas de divulgação. São canais onde você vai divulgar sua clínica. Mas eles são a saída para a captação de pacientes? Depende...
Depende se você fez o seu dever de casa. O fato é que em 99% dos casos o dever de casa não foi feito. E qual o dever de casa que todo dentista deveria realizar na sua clínica, ANTES de partir para a escolha do canal (Facebook, Adwords, etc)? Basicamente, 3 pontos:
1 - Definir claramente quem você quer atender.
Isso parece fácil mas é muito difícil. Vai muito além da simples segmentação que os "gurus" da internet tentam ensinar em videozinhos de 5 minutos. Não basta saber que são "homens e mulheres com idade entre 18 e 45 anos, com curso superior e que se interessam por saúde e beleza". Isso é extremamente genérico. Fazer uma propaganda no Facebook para pessoas com esse perfil pode representar atingir desde adolescentes sem renda nenhuma até jovens empresários com salários de R$ 50.000,00 por mês. Você acredita mesmo que dá para mandar a mesma mensagem em um anúncio do Facebook para pessoas tão distintas?
2 - Definir o tipo de tratamento que vai focar
Clinica multiespecialidades querem ser tudo para todo mundo. O resultado: acabam não sendo nada para ninguém. O princípio do sacrífico é uma das leis consagradas do marketing e foi descrito no clássico livro de Al Ries um dos papas do marketing moderno. Basicamente, aplicando a odontologia, pode-se dizer que se você quer ser A REFERÊNCIA em ortodontia na sua região de atuação não tente ser também bom em implantes, periodontia, etc, etc. A mensagem vai confundir seu cliente que não verá você como referência em nada. E quando você não é referência sua única arma é o preço. E competir por preço é o caminho certo para a falência no médio a longo prazo.
3 - Escolha dos canais de mídia
Percebe que somente agora você escolhe o canal. Que pode até não ser online!!! Mas no vídeo bacana e super produzido do "guru" da internet estava começando dessa parte. Errado. O fato é que o canal é o meio de levar a mensagem certa para a pessoa certa.
Se sua clínica é focada no público jovem saiba que a maioria desse público já esta migrando para outras redes mais "legais" como Instagram ou Snapchat. Sabe por que? Porque seus pais começaram a entrar no Facebok para controla-lós e então eles resolveram "pular fora".
A escolha do canal é fundamental, mas quanto mais cedo no processo de planejamento de marketing você o define menos chance de dar certo você tem.
Conclusão
Se você tem um consultório odontológico ou uma clínica odontológica e precisa captar bons pacientes, ou seja, pacientes particulares, pagantes que não fiquem barganhando preço, precisa montar um plano de marketing odontológico e não ficar postando em redes sociais a esmo.
Entre em contato conosco e converse com um consultor de marketing para dentistas. Nos ajudamos clínicas e consultórios odontológicos a irem para outro patamar com ética e profissionalismo.
Sênior Marketing