Marketing mix é um conjunto de variáveis que são aplicadas pelas empresas de forma estratégica para obter seus objetivos.
Basicamente, a forma como o mix de marketing é montado responde a seguinte pergunta: como a clínica vai atuar no mercado?
Tradicionalmente para empresas que vendem produtos, o marketing mix é composto do famoso 4 P's: Produto, preço, praça e promoção.
Entretanto, para empresas de serviços como as clínicas médicas e odontológicas esse mix tem que ser ampliado, sendo que a maioria do autores concorda que eles são formados por 8 elementos, a saber:
Produtos - Aqui entenda como os serviços que são oferecidos na sua clínica. Envolvem os serviços básicos, como por exemplo, a consulta médica ou odontológica e os serviços ampliados como radiografias, agendamentos, etc.
Lugar e tempo - Trata dos elementos que envolvem a prestação do serviço. Tem a ver com os meios utilizados para prestar o serviço e o local onde ele é realizado.
Processos - A forma como o serviço é prestado influi diretamente na percepção da eficacia do serviço. Processos mal concebidos ou mal realizados geram insatisfação. Excesso de burocracia, erros, desorganização, atrasos, são motivadores da desistência do paciente do tratamento e repelem os pacientes da sua clínica.
Produtividade - É a capacidade que a clínica tem de prestar serviços em tempo útil com o menor custo possível e com o nível de qualidade exigido pelo cliente.
Pessoas - Serviços de saúde tem uma dependência extrema de boas pessoas. Boas aqui tem o sentido de capazes de realizar o seu trabalho com conhecimento, habilidade e atitude.
Promoção e educação - Para serviços de saúde a promoção deve ter um enfoque educacional do seus futuros clientes. A ideia é despertar no futuro paciente o desejo de compra do serviço aumentando o seu nível de conhecimento sobre a sua necessidade que muitas vezes é inata e esta adormecida.
Evidência Física - Tudo que compõe o ambiente onde o serviço é entregue. As características físicas, cheiros e cores influenciam positiva ou negativamente na percepção do cliente.
Preço - O preço deve ser trabalhado como um elemento estratégico. De fato, o preço é o principal elemento do mix de marketing capaz de alterar o nível de demanda. Olhar o preço apenas como um elemento de custo é um erro.
Qual a importância do mix de marketing?
Pense e me responda as seguintes perguntas:
- Sua clínica tem um bom faturamento?
- Sua clínica tem boa rentabilidade?
- Sua agenda de pacientes é bem equilibrada?
- Sua clínica depende de convênios?
- Sua política de preços garante boa lucratividade para sua clínica?
Pois é, as respostas as perguntas acima invariavelmente passam pelo seu mix de marketing.
Um mix de marketing mal definido é a origem de muitos dos problemas que encontramos nas nossas consultorias de marketing por todo o Brasil.
Frequentemente os proprietários de clínicas tendem a focar sua energia exclusivamente em promoção. Como vimos, a promoção é muito importante, mas se você esta levando a sua mensagem para o público errado nada vai acontecer.
A montagem do mix de marketing é uma engrenagem complexa que deve ser ajustada periodicamente para refletir as mudanças de comportamento do mercado.
Conclusão
Existe muita confusão no mercado de saúde, muitas vezes alimentada por falsos profissionais de marketing que tentam vender a ideia de que o sucesso de uma clínica médica ou odontológica passa por uma simples atuação na camada de promoção do mix de marketing.
Como vimos, para perenizar uma clínica odontológica ou uma clínica médica é preciso trabalhar em todo o seu composto de marketing. Para isso é preciso auxílio de uma boa consultoria de marketing médico ou consultoria de marketing odontológico.
Se você quer montar um bom plano de marketing médico ou marketing odontológico, entre em contato e converse com um consultor de marketing especializado.
Sênior Marketing
Marketing para saúde