Estamos vivendo um momento de transição. Apesar das pesadas nuvens negras da economia, da recessão e crise moral, se olharmos bem já podemos ver algumas nuvens azuis pairando lá em cima no céu.
E quando o sol voltar a aparecer quem vai ganhar? Quem estiver preparado, claro! Por isso, a hora de investir em marketing é agora e não quando o sol estiver brilhando para todos.
Por isso, propomos que você pensa estrategicamente e faça o seguinte exercício de 3 passos abaixo para colocar a "casa em ordem" e se prepara para os tempos de crescimento que virão (tenha certeza, eles virão):
1 - Descubra qual o problema real do seu cliente
Pare de pensar nos seus produtos, nos seus serviços, nas suas qualificações. Tire o "Eu" do centro. Ninguém esta preocupado com sua empresa, em como ela legal ou descolada, em quantos diplomas você tem ou quanto sua equipe é qualificada.
As pessoas, as empresas estão procurando soluções para seus problemas. Enquanto você não entender isso e colocar seus produtos e serviços na forma e jeito que os clientes querem vai continuar perdendo vendas. E olha, não adianta criticar o governo, a economia ou que for. A culpa será da sua miopia de marketing que não consegue enxergar que é o cliente que define como seu produto ou serviço deve ser e não você!
2 - Faça um plano de comunicação
Muita gente acredita que basta anunciar para vender. Anuncio não vende. O que vende é promoção de vendas.
E qual a diferença. Anunciar torna sua empresa conhecida, motiva as pessoas que já estão predispostas a comprar a tomarem uma atitude que já existia, a compra.
A promoção de vendas, essa sim, contribui para as vendas empresarias. Ela pode ser feita porta a porta, na venda pessoal com um vendedor de rua, dentro da sua empresa em uma abordagem profissional e bem estruturada, em ações de marketing de guerrilha e tantas outras ferramentas.
Quer uma dica: procure uma boa agência de marketing para te auxiliar a criar uma estratégia de marketing que dê resultados. Sabe de uma coisa? O valor investido em contratação de um profissional de marketing vai ficar mais barato do que sair tentando fazer anúncios e propagandas em canais de mídia que muitas vezes nem tem a ver com o seu negócio.
3 - Planejar, executar, corrigir, aprimorar
Ah, existem muitas ferramentas de gestão por ai. Muitos "gurus" que dizem que tem a "Solução" para os seus problemas, mas para nos não inventaram nada como a ferramenta PDCA:
Essa ferramenta simples e eficaz tem um único propósito: sistematizar a forma como as ações devem ser feitas nas empresas.
- Planejar as ações
- Executar as ações
- Verificar os resultados
- Corrigir e atuar
- Voltar a fazer de novo
O mercado é dinâmico. Marketing é ciência e técnica mas também uma arte, na medida que cada empresa, cada ramo , cada negócio é totalmente diferente do outro.
Conclusão
Não espere a tempestade passar. A hora de investir em marketing é agora. Quando o mar estiver calmo vai ter muito barco disputado o mesmo espaço.
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