Quando alguém abre um consultório ou uma clínica, deve estar ciente de que além dos valores investidos em aluguel ou aquisição do imóvel, mobiliário, equipamentos e demais despesas fixas também vai precisar de dinheiro para cobrir outros gastos que não foram planejados.
Para o bom funcionamento da clínica é preciso dispor de dois tipos distintos de investimentos:
1 - Investimento inicial na montagem da clínica;
2 - Investimento no capital de giro.
Esse artigo pretende lançar um pouco de luz exatamente sobre o ponto numero 2 que muitas vezes é bastante negligenciado pelos profissionais de saúde.
O que é o capital de giro
Simplificadamente pode-se dizer que o capital de giro é o valor monetário que você precisa ter para manter sua clínica funcionando, ou seja, pagando todas suas contas fixas como aluguel, luz, telefone, funcionários, além das variáveis como gastos com material de laboratório, medicamentos, impostos e outros, enquanto sua clínica não tem o volume suficiente de pacientes que possa bancar todas essas despesas e ainda lhe trazer um retorno financeiro em forma de lucro.
É comum encontrarmos em nossa consultoria de gestão e marketing consultórios e clínicas muito bem montadas, em pontos excelentes, com infraestrutura de ponta mas que não dispõe de um capital de giro mínimo que lhes permita trabalhar com folga por pelo menos 6 meses.
É bom lembrar que para clínicas que vendem produtos em suas dependências, o capital de giro encontra-se também em forma de estoques, além do caixa da empresa e também nas contas a receber.
Por isso o capital de giro deve ser controlado por um outro aliado na gestão financeira de clínicas fundamental: o fluxo de caixa.
O fluxo de caixa e o capital de giro são itens básicos e de maior importância na gestão financeira de uma clínica.
Muitas clinicas vão a falência por que vendem demais! Incrível não é mesmo? O que acontece é que não existe um controle preciso das entradas e das saídas de dinheiro gerando um descompasso entre o recebimento dos clientes e os pagamentos das obrigações quebrando o fluxo de caixa da empresa gerando uma necessidade cada vez mais de capital de giro.
Isso acontece, por exemplo, quando a clínica parcela um tratamento em 3 x sem juros para o seu paciente / cliente mas tem pagar os materiais, medicamentos, custos de laboratório, outros fornecedores, empregados, estrutura de apoio e impostos em um prazo bem menor, causando um descompasso no fluxo de caixa e gerando uma pressão na necessidade de se ter sempre que obter um capital de giro mais alto.
Muitas vezes esse descompasso leva ao proprietário do consultório / clinica a buscar esse dinheiro que lhe falta no mercado financeiro, o que quase sempre é caro, com juros abusivos e que pode lhe trazer ainda mais problemas levando a clínica a insolvência.
Capital de Giro e Rentabilidade
O pequeno empreendedor dono de uma clínica odontológica ou mesmo de um simples consultório deve entender a relação direta entre rentabilidade e capital de giro, para com isso aumentar a sua competitividade.
Por isso, nos da Sênior Marketing sempre trabalhamos com nossos clientes em cima de metas mensais de previsão de vendas. As expectativas de recebimento devem ser controladas com mão de ferro dentro da clinica, elaborando-se uma projeção de caixa.
A gestão financeira da clínica é tão fundamental que não deveria ser tercerizada para nínguem. A parte operacional sim, pode ser tercerizada, com os lançamentos de entrada e saída sendo realizados por um funcionário, mas a parte de controle, interpretação e gestão dos dados é de total responsabilidade do(s) proprietário(s) da clínica.
Uma empresa sem capital de giro perde participação no mercado, já que sua capacidade de investir em inovação, em divulgação e marketing fica limitada.
A rentabilidade da clínica é diretamente associada a estrutura de custos montada na operação do negócio, aos prazos de pagamento dados aos clientes, as negociações com os fornecedores, a maior ou menor pressão da concorrência e também aos períodos de crises financeiras.
Reserva Importante
É fundamental que uma clínica tenha uma reserva financeira para se sustentar por pelo menos 3 meses ainda que não existam vendas no período.
Na Sênior Marketing nos chamamos essa reserva de "Índice de Segurança". Ele representa exatamente o que o nome diz. Uma reserva financeira que garanta a preservação da empresa em períodos de baixa da demanda e retração da economia,
Para pequenas e médias empresas a captação de dinheiro via bancos e instituições de financiamento é muito custosa e cara. Torna-se necessário então, criar esse índice de segurança a partir das próprias vendas da empresa.
Nesse sentido é muito importante que o empresário dono da clínica tenha disciplina para guardar parte dos lucros obtidos na operação do negócio para formação de um "colchão" que deve ser usado como capital de giro para momentos de menor demanda e desaquecimento das vendas.
Conclusão
O capital de giro é o pulmão que faz uma clínica funcionar enquanto o volume de pacientes não é suficientemente grande para igualar a contas a pagar e a receber e mesmo gerar luco sobre a operação.
O controle do capital de giro se faz através do fluxo de caixa e da gestão minuciosa das operações diárias da sua clínica ou consultório.
Se você precisa de ajuda para organizar as contas da sua clínica e gostaria de ajuda de uma empresa especializada em marketing e gestão para saúde, entre em contato conosco e vamos conversar.
Sênior Marketing