Graças aos avanços das tecnologias, da informatização e das telecomunicações um grande número de pessoas passou a ter acesso a um mesmo tipo de conhecimento. Essa democratização do acesso ao conhecimento e aos meios de produção levaram por consequência a uma padronização e uniformização dos produtos e serviços.
Em um mundo onde tudo, desde os produtos, passando pelos serviços e chegando até mesmos as pessoas, todos parecem muito igual, ser diferente passou a ser valorizado.
A massificação leva a despersonalização. No mundo dos serviços especialmente, leva vantagem quem consegue imprimir uma marca de pessoalidade, de customização, de relevância no seu trabalho.
As pessoas anseiam por algo que seja diferente. O cérebro humano é preparado para interpretar, reconhecer e valorizar o diferente.
Prova disso é que toda vez que uma nova tecnologia disruptiva é lançada o sucesso é praticamente certo. Foi assim com o isqueiro e aconteceu o mesmo décadas depois com o smartphone, tornando obsoleto o invento anterior.
A diferenciação para profissionais de saúde
O Brasil vive uma realidade no mercado de saúde avassaladora. Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia existem atualmente cerca de 220.00 cirurgiões dentistas no país. A cada ano somam-se a esse número mais 12.000 profissionais.
Na medicina o cenário não é diferente. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina, em 2015 o país contava com mais de 300.000 profissionais e estima-se que no final de 2020 já serão mais de 500.000!
Em um cenário onde existem milhares de profissionais que fazem os mesmos cursos, especializam-se nas mesmas pós-graduações, abrem seus consultórios / clínicas nos mesmos centros urbanos será cada vez mais difícil obter reconhecimento, seja em forma de sucesso profissional ou pessoal.
A diferenciação é portanto uma obrigação do profissional de saúde moderno e não uma possibilidade a ser discutida. Mas ao contrário do que a grande maioria dos profissionais de saúde pensam, a saída não esta no foco técnico da carreira, mas sim, em agregar aspectos que são de certa forma "alienígenas" até então ao dia a dia do profissional de saúde.
Criando sua proposta única de valor
Para criar um diferencial é necessário antes de qualquer coisa que o profissional de saúde se pergunte: para quem eu quero me diferenciar?
Claro, o maior erro de qualquer profissional é acreditar que é possível ser diferenciado para todo mundo. Isso não existe.
Perceba que diferenciação é a criação de atributos que são valorizados pelo seu cliente alvo. Você não pode simplesmente acreditar que ter uma sala em um bairro nobre é um diferencial. Será que seu público alvo valoriza isso? Eles enxergam isso como um diferencial real? Sim? Não? Talvez?
Levantar, mapear e selecionar os atributos de valor corretos são o primeiro e principal passo que um profissional de saúde que pretende se diferenciar deve dar para ter sucesso.
A diferenciação, repito, é um processo de criação de valor através dos olhos dos seus clientes ideais. Sempre lembrando que cliente ideal é aquele que tem interesse pelo seu trabalho, autoridade para contrata-ló e capacidade financeira para pagar por ele.
Não existe outra forma de selecionar os atributos de diferenciação a não ser conversando e pesquisando junto ao seu público alvo.
Comunicando os atributos de diferenciação
Uma vez que os atributos de valor que criam percepção de diferenciação na mente do seu cliente ideal tenham sido levantados e implementados no seu consultório é preciso que eles sejam amplamente comunicados.
Essa comunicação deve estar impregnada no DNA do seu consultório. Seja no seu material promocional, na sua logomarca, na sua maneira de vestir, no comportamento do seu corpo clínico, na forma como seu pessoal de atendimento se comporta com seus clientes, etc.
Não basta que seus atributos de diferenciação sejam selecionados e implementados, o seu cliente deve percebe-los claramente.
Os benefícios da diferenciação para clínicas e consultórios
Em um mundo massificado onde todos os profissionais são vistos como iguais, alguns benefícios claros da diferenciação são:
- Independência de planos de saúde e convênios;
- Domínio da sua agenda;
- Livre da guerra por preços baixo;
- Fluxo de caixa positivo;
- Qualidade de atendimento;
- Qualidade de vida.
Não é simples se diferenciar no mercado atual de saúde por conta dos fatores já colocados acima. Cada clínica, cada consultório dados os fatores regionais, a situação e a vivência do profissional merecem um plano pessoal e personalizado de construção de diferenciais.
Esse trabalho entretanto cria um ciclo virtuoso que somente traz benefícios para o profissional de saúde, para seu consultório /clínica que passa a ocupar um lugar de destaque na mente do cliente.
Se você tem interesse em marketing de diferenciação e deseja assessoria de marketing e gestão para sua clínica ou consultório entre em contato conosco e vamos conversar!
Sênior Marketing