Por que uma clínica multi especialidades deve ter uma porta de entrada

Sempre abordamos junto aos nossos clientes de consultoria de marketing e gestão de saúde que é preciso ter uma porta de entrada, ou um procedimento que torne seu consultório ou clínica A REFERÊNCIA no seu bairro, na sua cidade, na sua região.

  Todo mundo que mora em um determinado bairro, ou mesmo em cidades do interior, sabe de cor qual a melhor farmácia, qual o melhor hospital, qual o melhor mecânico, etc.

  É preciso que você como profissional de saúde invista em um procedimento específico e faça o possível para ser lembrado pelas pessoas da sua região como A REFERÊNCIA nesse procedimento.

 A ideia por detrás dessa estratégia é ter um "perdigueiro" ou isca que vai atrair pacientes para sua clínica e fará girar todas as outras especialidades que você oferece a partir da chegada do paciente.


  É muito difícil ser uma referência em 5 ou 10 procedimentos diferentes. Por exemplo: uma clínica odontológica pode rapidamente se tornar na sua região de atuação, a referência em ortodontia, atraindo e captando assim uma boa parcela do mercado local de pacientes de orto. Mas, logicamente, nem todos os pacientes que chegam na sua clínica estão prontos e aptos para iniciar o tratamento ortodôntico, sendo necessário que passem antes por outros especialistas (cirurgião geral, endodontista, prótese, etc).

  A grande sacada aqui é que a centralizar seus esforços em comunicar e captar um tipo de paciente seu custo de aquisição de paciente fica mais barato e o ticket médio por paciente aumenta, já que ele passará a ser atendido por vários especialistas.

  Entretanto, para que essa estratégia funcione corretamente é fundamental que exista na equipe o papel do dentista-orçamentista que é aquele cirurgião-dentista que faz o primeiro atendimento do paciente na clínica com uma visão holística do mesmo, direcionando-o para os diversos especialistas da clínica,gerando um orçamento macro e mostrando ao paciente as vantagens desse atendimento global.

 Se você acredita que esse artigo lhe ajudou e pode aplicar essa metodologia no seu consultório / clínica, mas não tem certeza sobre como fazer, entre em contato conosco e vamos conversar!

Sênior Marketing
Marketing e gestão para profissionais de saúde