3 passos que você precisa levar em consideração antes de criar um plano de marketing‏

como-fazer-um-plano-de-marketing

 Marketing é acima de tudo execução de um bom plano. E um bom plano para ser elaborado precisa de bons insumos. Esses insumos devem ser colhidos de fontes fidedignas, ou seja, quanto mais próximo da realidade melhor.

  Apesar de não existir uma receita de bolo, existem alguns passos fundamentais que TODAS as empresas devem observar antes de criar um plano de marketing. Vamos ver 3 deles:

1 - Faça uma pesquisa de mercado

  Passo fundamental para embasar um plano de marketing. Muitos empreendedores acreditam que precisam investir uma fortuna para fazer uma pesquisa de marketing. Não é bem assim.

  Se você já tem uma empresa aberta e pretende lançar novos serviços ou produtos comece conversando com os seus clientes atuais.

 Pegue um amostra significativa da sua clientela atual e converse de forma estruturada com eles abordando os principais pontos das suas dúvidas em relação a viabilidade do seu lançamento. Você verá que será esclarecedor.

 Por outro lado, se sua intenção é instalar um novo negócio em um ponto comercial, a pesquisa de mercado vai ajuda-ló a avaliar entre outras as coisas o potencial de mercado, a concorrência, as lacunas deixadas pelos competidores, os desafios e as oportunidades.

 A pesquisa de mercado é o farol que joga uma luz em um terreno escuro e desconhecido para um novo competidor que ainda esta "tateando" um terreno desconhecido como forma de minimizar os riscos e maximizar as oportunidades.

2 - Defina claramente seu público alvo

 A falta de clareza sobre o perfil do seu público alvo é uma das grandes falhas que comprometem a médio e longo prazo a viabilidade de muitas empresas.

  Diversas empresas tendem a segmentar seu mercado pelo tipo de negócio, como por exemplo: odontológica, medicina, arquitetura, etc.

  Essa categorização ainda que vale é muito abstrata e de nível muito elevado. Veja que dentro de uma categoria como Odontologia, por exemplo, podemos encontrar diversos nichos ou subcategorias que embutem uma variabilidade enorme de possibilidades: odontogeriatria, ortodontia para jovens, ortodontia para adultos, cirurgia buco maxilofacial, clínicas multi especialidades para classes populares, clínicas multi especialidades para classes abastadas, etc, etc.

 Perceba que a forma de comunicar, a localização do ponto, a estrutura do ponto de venda, o nível do pessoal de atendimento entre outros fatores varia substancialmente de acordo com a escolha da região geográfica, do nível educacional, do ponto, do preço, dos serviços agregados, etc.

  A definição do público alvo é tão importante para o plano de marketing que uma falha nesse quesito pode por a perder tudo o que for feito a seguir.

3 - Descreva a jornada de compra do seu público alvo

  Cada tipo de segmento, cada tipo de consumidor em cada em cada segmento compra de uma forma diferente, por canais diferentes e segue uma jornada de compra diferente.

  Assim, ao definir o seu público-alvo o empreendedor deve também definir onde compra, como compra, quando compra o seu consumidor, para a partir dessa análise customizar toda sua cadeia de valores para captar, atender, encantar e reter seu cliente ideal.

Conclusão

  Como se pode perceber, a construção de um bom plano de marketing é feita a partir da determinação entre outras coisas de uma criteriosa pesquisa de mercado, a segmentação correta do seu público alvo e do perfeito entendimento da jornada de compra do seu consumidor.

  Se você gostou desse assunto e precisa de ajuda para montar sua estratégia de marketing, entre em contato conosco e venha conhecer nossa consultoria de marketing de serviços.

Sênior Marketing