Comunicação na internet para clínicas e consultórios


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 A internet já é acessada por mais de 100 milhões de pessoas no Brasil. Mais de 50% dos acessos são realizados via Smartfones e tablets.

 Existem no  Brasil cerca de 240 milhões de celulares habilitados. Cerca de 45 milhões desses aparelhos tem conexão com a internet.

 Com números tão expressivos é praticamente impossível que um consultório ou clínica não utilize a internet para ganhar visibilidade, captar pacientes e fidelizar sua clientela.

  Na nossa consultoria de marketing para dentistas e na nossa consultoria de marketing para médicos sempre apresentamos uma série de ferramentas que podem e devem ser utilizadas pelos profissionais de saúde a favor dos seus consultórios ou clínicas. Vamos ver algumas dessas:

Google

  O Google é o mecanismo de busca dominante no Brasil. Cerca de 98% das buscas realizadas no país são realizadas através do Google. 

  As pessoas utilizam cada vez mais o Google para encontrar e selecionar profissionais de saúde como dentistas, médicos e fisioterapeutas.

  Negócios locais como dentistas ou clínicas tem muito a ganhar aparecendo no Google pois ele leva a posição geográfica de quem esta pesquisando em consideração nas suas respostas.

  Assim se você mora na zona sul do Rio de Janeiro e pesquisa por termos como "dentistas zona sul rj" verá primeiro os dentistas que tiverem seus dados cadastrados no site do Google My Place, que alias é gratuito.

Chat

  Ter um chat associado a seu chat é uma ferramenta muito útil. Muitas pessoas preferem resolver suas dúvidas online pois garantem certo anonimato a quem esta buscando apenas informações iniciais.

  Apenas cuide para tenha sempre alguém atento e pronto para atender as dúvidas dos seus clientes online, não deixando de informar os horários que o chat vai estar disponível para atendimento. Nada pior que uma pessoa acessar seu site, ver o chat marcado como online, fazer uma pergunta e não ser respondido.

  Um chat é ótimo para responder desde dúvidas simples sobre se o consultório aceita determinado convênio ou mesmo para marcação de consultas online.

Redes sociais

  As redes sociais são extremante populares no Brasil. Pela natureza social do brasileiro, redes como Facebook, Twitter e Instagram tem uma grande adesão.

  Mas não adianta nada abrir uma conta para sua clínica odontológica ou médica no Facebook e postar sem ter um objetivo bem definido.

  Cada post deve levar a um objetivo, que pode ser o preenchimento de um cadastro no seu website, a baixar um e-book em troca de um email, ou a um agendamento direto por uma promoção por tempo limitado.

  Clínicas odontológicas e médicas tem muito a ganhar utilizando redes sociais como um canal de comunicação, informação, relacionamento e captura de novos pacientes.

  É preciso ter uma linha editorial bem definida, uma programação de posts, uma estratégia clara e indicadores de acompanhamento dos resultados.

SMS

  Com cerca de 240 milhões de equipamentos celulares habilitados no Brasil é praticamente inviável não aproveitar o poder do SMS para dentistas e médicos. 

  E não é somente para marcar consultas ou fazer cobranças que o sms deve ser usado por médicos  dentistas.

  Programas de fidelização de pacientes encontram no sms marketing uma ferramenta de alto nível e eficiência. 

  Um cliente da nossa consultoria de marketing odontológico envia mensagens semanais de incentivo e educacionais para pacientes de ortodontia que geralmente tem tratamentos longos, conseguindo com isso um aumento de 30% na taxa de retenção e finalização dos tratamentos nos últimos 3 anos, o que se reflete em maior fluxo de caixa para clínica e fidelização de pacientes.

E-Mail

  O email marketing deve ser feito com bastante critério e ética quando se trata de saúde, O email marketing na saúde deve ser usado como uma ferramenta de fidelização de pacientes e para esse fim ele é perfeito, pois é barato, efetivo e altamente customizável.

  Temos um exemplo de uma clínica médica que envia mensalmente um newsletter para seu cadastro de pacientes com dicas de saúde, em especial aquelas voltadas a saúde do coração, já que se trata de uma clínica cardiológica. 

  A equipe de médicos da clínica se reveza e escreve artigos ou grava pequenos e importantes vídeos com dicas de saúde, tratamentos e prevenção de doenças que são enviadas para os pacientes. A taxa de abertura supera os 50% o que é extremamente alto em se tratando de email marketing,

Conclusão

  O marketing médico e o marketing odontológico não podem mais viver sem a internet e as ferramentas que gravitam em torno dela.

  A facilidade de uso, a personalização da mensagem, o baixo custo e a efetividade são motivos mais que suficientes para que sua clínica ou consultório pratique o marketing na saúde de forma ética, educando seus pacientes, atraindo-os e fidelizando-os gerando mais valor para todos os envolvidos.

  Se você quer saber mais sobre marketing na saúde, entre em contato conosco e conheça nossa consultoria de marketing odontológico e nossa consultoria de marketing médico.

Sênior Marketing | Sr. Site