As redes sociais são o reflexo da sociedade. No Brasil as redes sociais tem grande sucesso porque somos um povo que gosta de relacionamento.
Aliás, todo médico deveria usar as redes sociais por vários motivos, mas sem lugar a dúvidas, o primeiro e principal motivo é para criar e nutrir relacionamentos.
Se voltarmos no tempo veremos que os médicos sempre foram as pessoas mais respeitadas nas suas comunidades. Seja em pequenas cidades ou mesmo em bairros e regiões sempre era possível encontrar aquele pediatra de referência, o clínico geral de referência, o cardiologista de referência. Sua clientela se multiplicava a partir do relacionamento que ele nutria com aquela comunidade, no boca a boca, no um a um.
Hoje, com a globalização, com o aumento das aglomerações urbanas, com o crescimento do número de profissionais atuando no mesmo segmento e dentro de uma mesma região geográfica e dada a dinâmica das cidades e da vida corrida das pessoas, muito desse relacionamento se perdeu.
Na verdade, perde o paciente e perde também o médico que deixa de ter pacientes para a vida toda e passa a ter pacientes esporádicos e momentâneos, motivados a fazer uma consulta mais pela conveniência do plano de saúde do que pelo relacionamento.
Mas isso pode mudar. E uma das formas de trabalhar o retorno desse relacionamento é utilizando as redes sociais. Uma das redes sociais de maior aceitação e que traz grandes benefícios para o marketing médico é o Instagram.
O marketing médico no Instagram
O Instagram é uma rede social onde é possível publicar conteúdo produzido por você e associar esse conteúdo a certos marcadores ou indexadores, os conhecidos #hashtags.
Uma das grandes sacadas do Instagram para os médicos é que ele é muito fácil de usar pelo próprio profissional e tem um apelo muito visual, permitindo também uma alta interatividade com seus seguidores.
Então, por exemplo, se você é um médico especializado em ortopedia, pode publicar fotos e dicas com dicas sobre sua área de atuação. O conteúdo pode ir desde fotos até dicas rápidas sobre o tema da sua especialização, assim como links para artigos mais aprofundados e vídeos no seu site, gerando engajamento e relacionamento com seus pacientes.
Vai ser necessário tempo e dedicação para utilizar o Instagram profissionalmente. Quanto tempo? Bem, como todo planejamento de marketing médico é preciso encaixar o tema de atualização do Instagram ou de qualquer rede social dentro da sua rotina de trabalho.
O médico que opta por trabalhar com redes sociais e faz um trabalho correto acaba por alcançar grande visibilidade, o que via de regra gera mais contatos, marcações de consultas e retorno financeiro, mas até chegar esse ponto vai ser necessário dedicar tempo para esse relacionamento andar.
Parte da tarefa pode ser terceirizado para uma agência de marketing médico, mas logicamente que pelo menos uma hora do seu dia deverá ser dedicada a responder e esclarecer dúvidas que somente o o médico estará apto a responder.
Que fique claro, que o Conselho Federal de Medicina proíbe qualquer tipo de divulgação ou consulta à distância. Não se trata disso que estamos falando aqui. O Instagram e outras redes sociais são ferramentas para a aumentar a VISIBILIDADE, REPUTAÇÃO e AUTORIDADE do profissional de medicina com a meta final de captar mais pacientes.
Se você quiser aprender mais sobre marketing médico e como criar uma estratégia de marketing médico para o seu consultório ou clínica, entre em contato conosco.
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