A internet é uma realidade e nem mesmo os dentistas mais antigos podem abrir mão da sua capacidade de trazer novos clientes, ampliar a visibilidade e aumentar a reputação de um profissional.
Se você faz um excelente trabalho e disponibiliza os meios certos os seus pacientes vão se tornar os seus maiores promotores e divulgadores. Isso sempre ocorreu. É o famoso boca a boca. Acontece que a internet potencializou a capacidade do boca a boca que antes era restrito apenas a alguns parentes e amigos para uma comunidade muito maior de pessoas.
É claro que como tudo na vida a internet também pode se tornar uma desvantagem, pois pacientes mal atendidos ou insatisfeitos podem usar o mesmo canal para reclamar e desqualificar o trabalho do profissional provocando uma quebra na imagem projetada. Então, antes de se lançar em uma empreitada online é preciso ter a "casa muito bem arrumada" para evitar dissabores. Isso quer dizer processos de recepção, atendimento e cobrança entre outros muitos bem estabelecidos.
Como promover um consultório odontológico online
Existem vários caminhos na internet para utilizar a internet a favor da promoção de um consultório odontológico, É preciso ficar atento as diretrizes publicitárias e ao código de ética do CFM que são bastante restritivas quanto a promoção e publicidade, porém é possível sim utilizar vários canais digitais para promover sua prática odontológica:
1 - Twitter
O twitter é um microblog, ou seja um canal onde é possível postar mensagens curtas que servem para múltiplos propósitos.
Recentemente em nossa consultoria de marketing para dentistas implementamos em uma clínica odontológica na cidade de São Paulo um canal no Twitter onde diariamente são publicadas dicas rápidas de saúde bucal para os seguidores da clínica nessa rede social.
Além disso, a clínica que tem um volume muito grande de pacientes usa o Twitter como um canal de atendimento e relacionamento, inclusive para marcação de consultas, oferecendo comodidade e facilidade para seus pacientes, sendo um enorme diferencial para a clínica que tem no perfil da sua clientela cerca de 70% dos pacientes com idade entre 17 e 35 anos. Exatamente o perfil das pessoas que utilizam o microblog.
Dois estagiários foram contratados para trabalhar exclusivamente nessa função, investimento que se justifica dado o alto volume de pacientes.
Pode não ser o caso da sua clínica ou consultório mas ainda assim, você pode pensar no Twitter como uma canal de distribuição de informações caso seu público alvo seja formado majoritariamente por jovens.
2 - Website + Blog
Pode parecer batido mas ainda é uma prática muito pouco explorada pelas clínicas odontológicas no Brasil.
Uma das melhores formas de divulgar seu consultório odontológico sem ser intrusivo ou chato é criar um site e associar um blog ao mesmo.
Se você reparar a grande maioria dos sites odontológicos tem exatamente o mesmo formato: uma página home, uma página com o corpo clínico, outra mostrando os tratamentos, uma outra com a estrutura da clínica e ainda uma outra de contato. Ok, não tem muito como fugir desse modelo.
Mas são poucos os sites que investem em um blog com conteúdo único que informe e esclareça sobre os problemas odontológicos mais comuns, os tipos de tratamentos, as alternativas, etc.
A verdade é que as pessoas estão na internet procurando por soluções de problemas. Ninguém levanta de manhã com vontade de ir ao dentista. Isso é um fato e uma realidade na cultura brasileira. As pessoas tendem a adiar ao máximo a ida ao dentista.
Entretanto, muita gente procura na internet por termos como "como clarear os dentes", "dentes tortos", "dor de dentes", "sangramento nas gengivas", etc.
Escrever artigos no seu site sobre esses temas é a melhor forma de ser encontrado por quem esta com esse tipo de problema e automaticamente se posicionar como o candidato natural para resolve-lós.
Então, uma dica que enfatizamos em nossa consultoria de marketing para dentistas é a de que você deve criar um site para seu consultório odontológico e preenche-ló com conteúdo útil que resolva problemas que seus possíveis clientes estejam procurando uma solução.
3 - Campanhas de ativação por email
Todo mundo recebe um monte de emails todos os dias. E a maioria deles vai para onde? Para a lixeira, certo? Mas, espere: e aquele email do hotel fazenda que você vai quase todo ano com sua família e que você guarda momentos maravilhosos e divertidos com seus filhos? Esse eu aposto que você ao menos lê, certo?
Pois é, isso acontece com você, comigo e com todo mundo. Isso acontece porque você já é um cliente do hotel. Você já esteve lá, já sabe que o hotel é bom, que a comida é legal, que os quartos são aconchegantes e que a diversão é garantida. Então, mesmo que não esteja pensando em voltar agora é fisgado pela mensagem.
Se você já tem seu consultório há alguns anos deve ter, ou deveria ter uma base de clientes cadastrados. Uma das melhores formas de promover seu consultório online é vender para os seus clientes atuais. Por que? Simplesmente porque como no caso do hotel acima, as pessoas da sua lista já conhecem seu consultório, já sabem que você é, já se interessam pelo seu trabalho.
Então, uma dica muito importante que sempre enfatizamos na nossa consultoria de marketing para dentistas é: trabalhe com sua lista de emails. Faça de tempos em tempos campanhas de ativação da sua base de clientes antiga. Você verá que a resposta é muito positiva, pois clientes antigos tendem a comprar de você novamente pelo fato de que eles já conhecem o seu trabalho, já tem confiança em você e sabem o que vão encontrar..
Conclusão
Se você acredita que precisa implementar novas formas de promover seu consultório odontológico online e gostaria de conhecer mais sobre nossa consultoria de marketing para dentistas entre em contato conosco e vamos conversar.
Sênior Marketing | Sr. Site