O planejamento de marketing na odontologia

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  Todas as ações que dão algum resultado concreto seja na nossa vida pessoal ou profissão são precedidas de um bom planejamento.

  O planejamento é ao ato de antecipar cenários, determinar objetivos e estabelecer tarefas que devem ser realizadas para que os objetivos sejam cumpridos.

  Em nossa consultoria de marketing para dentistas existe uma fase chamada planejamento de marketing odontológico.

 O Planejamento de Marketing Odontológico

  É comum encontrarmos em nossas consultorias clínicas odontológicas que não tem metas e objetivos bem definidos nem em termos quantitativos ou qualitativos.

 O planejamento de marketing odontológico serve como uma bússola que vai indicar ao dentista / empresário de odontologia dentre os vários caminhos possíveis qual o melhor caminho que ele deve seguir para obter sucesso diante dos seus recursos disponíveis.

  Cabe ressaltar que o plano de marketing é o documento resultante do trabalho de planejamento de marketing. Planejamento de marketing é o ato e plano de marketing o resultado.

  O marketing deve servir ao propósito maior do seu negócio. Tente dar um zoom out na sua clínica ou consultório e pense em quais são os seus objetivos de vida, como profissional, como seu humano ao montar um consultório ou uma clínica odontológica. Por certo eles vão além de prestar atendimento e tratamento odontológico. Devem pesar nessa análise as questões pessoais, familiares e profissionais. Esse conjuntos de valores é que o chamamos em linguagem empresarial de plano de negócios.

  Pois bem, o seu plano de marketing odontológico deve trabalhar a favor de gerar valor para o seu plano de negócios. Ou seja, tudo o que você faz em termos de marketing para o seu consultório ou clínica visa no final das contas gerar valor para a sua vida pessoal, para o seu negócio, para a sua comunidade onde seu consultório esta inserido, para sua família e para seu crescimento como profissional.

  A Composição do Plano de Marketing Odontológico

 O plano de marketing deve ser um documento escrito que contemple no mínimo:

Cliente

  • O perfil do seu cliente ideal - Quem vai ser o seu típico cliente. Ou seja, para quem você vai trabalhar? 
  • Serão homens e mulheres? 
  • De que nível social? 
  • Tem alguma característica física ou de personalidade que os distingue e os agrupa, como por exemplo, os evangélicos? 
  • É fundamental que você segmente e determine quem serão seus clientes alvo.


Produto 
  • O que você vai vender para seu cliente alvo? Ortodontia? Clínica Geral? 
  • Quais serão os tratamentos? Não caia no engano de querer vender de tudo. Especialmente no começo. Esse é um erro de principiantes. Foco é tudo. Comece com os procedimentos que você tem maior domínio e vá ampliando aos poucos. É melhor ser a referência em Ortodontia do seu bairro ou cidade do que a clínica que faz de tudo um pouco mais ou menos.
  • Quanto vai cobrar - O preço é um arma estratégica. 
  • Como você quer ser percebido? Como o mais barato? Como um serviço premium? Somente vai atender convênios? 
  • E sua política de pagamentos? Vai vender em cartão de crédito? Vai parcelar em quantas vezes? Já fez as contas desse financiamento ao cliente? 
  • Quais são os atributos que você vai construir em volta do seu preço para se diferenciar dos seus concorrentes?


Promoção  

  • Qual o plano de comunicação da sua clínica? 
  • Como você vai tornar sua clínica conhecida na sua região de atuação?
  • Qual a verba disponível para investimento em promoção?
  • Quais canais vai usar?
  • Seu público alvo esta na internet?
  • Vai fazer você mesmo ou vai contratar uma agência de marketing especializada?


Presença

  •   Como vai ser a estrutura da sua clínica?
  •   Quantos cadeiras vai ter?
  •   Tem espaço para crescer se preciso?
  •   E os equipamentos? Vai comprar novos ou trazer de um velho consultório?
  •   E quanto ao mobiliário? Reflete o padrão que você deseja apresentar ao seu público?
  •   A limpeza e organização são prioridades?


Pessoas

  •    Quem vai trabalhar com você?
  •    As pessoas estão treinadas? 
  •    A recepcionista tem um script de atendimento?
  •    Os seus colegas dentistas vão ser comissionados ou receberão diária?
  •    Todo mundo sabe a missão, a visão e os valores da sua clínica? Concordam com elas?
  •    Existe um forte sentimento nas pessoas de valorização do cliente / paciente?
  •    Você vai fazer reuniões de acompanhamento da equipe?


Processos
  •    Existem processos definidos dentro da clínica, tais como:
  •      Recepção de pessoal;
  •      Abertura de ficha;
  •      Confirmação de agenda;
  •      Ficha de convênio;
  •      Pedido de exames;
  •      Faturamento;
  •      Cobrança;
  •      Compra de materiais
  •      Atendimento no consultório
  •     Falta de pacientes;



Conclusão

  Como se percebe, a montagem de um plano de marketing de odontológico é fruto de um trabalho consistente de planejamento de marketing na odontologia e deve ser feito por agência de marketing para dentistas em conjunto com a equipe da clínica para que o resultado seja consistente e proveitoso para a clínica.

  O plano de marketing não é um documento para ser criado e colocado em uma gaveta e esquecido. Ele deve ser permanentemente acompanhado, revisado e atualizado para refletir as alterações que com certeza acontecerão a partir da execução das ações de mercado.

  Na nossa experiência ajudando dezenas de dentistas em todo o país, as clínicas e consultórios odontológicos que optaram por fazer um planejamento de marketing odontológico obtiveram um amento substancial da captação de pacientes mais rentáveis, da estabilidade financeira da clínica e da melhora da qualidade de vida dos seus proprietários em virtude de uma agenda de melhor de qualidade com pacientes particulares e fidelizados.

   Se você deseja saber mais sobre planejamento de marketing e sobre nossa consultoria de marketing para dentistas entre em contato conosco e vamos conversar.

Sênior Marketing