Como determinar o orçamento de publicidade

orcamento-publicitario

Um dos ingredientes mais importantes na política de divulgação de uma empresa é a determinação do orçamento de publicidade

  O orçamento de publicidade vai variar dentro de cada empresa e tem relação direta com o retorno do investimento que uma empresa obtêm com publicidade e propaganda. Se uma empresa não tem um orçamento definido para investimento em publicidade e propaganda deve se concentrar em outras ideias de promoção dos seus produtos e serviços.

  Empresas que já tem a cultura de publicidade e propaganda esbarram, frequentemente, na dificuldade da definição do orçamento necessário para ações anuais de publicidade e propaganda.

  Em nossa consultoria de marketing encontramos diversas empresas que determinam um percentual do faturamento bruto anual da empresa para financiar ações de publicidade. Entretanto, é difícil determinar uma relação direta entre o total de vendas e o percentual investido em publicidade, já que a empresa pode usar outras ferramentas de vendas como equipes de vendedores em campo além de fatores macro e micro econômicos que tem impacto direto nas vendas.

 É importante frisar que o investimento em publicidade não é garantia de fechamento de vendas. Não é infrequente que o investimento em propaganda falhe para atrair os resultados desejados de vendas. Isso muitas vezes acontece por falha na mensagem que se esta levando ao mercado ou por uma ausência de um calendário promocional bem definido.

  Mas a despeito desses problemas é desejável para a gerência que existe um orçamento bem definido atrelado a um calendário promocional em base anual.

Como estabelecer uma linha de base orçamentária de publicidade

  Em nossa consultoria de marketing orientamos nossos clientes que desejam implementar ações de publicidade programaticamente a estabelecerem uma linha de base no seu orçamento geral anual destinado as ações de publicidade.

  Existem vários métodos para se estabelecer uma linha de base orçamentária para marketing, dentre as quais podemos destacar dois deles:

 Percentual das vendas

 Nessa metodologia, um certo percentual das vendas de determinado período (trimestre, anual, etc) é destinado para o orçamento de publicidade. Esse percentual pode ser determinado baseado em um volume de vendas estimado ou com base no total de vendas exercício anterior ao período vigente.

Unidade de venda

 Esse método requer que uma soma fixa de produtos vendidos seja destinado como um orçamento base para publicidade. É muito usado principalmente para empresas que trabalham com bens de consumo ou commodities. Empresas de automóveis, eletrodomésticos e outros são bons candidatos para utilização desse método, porém é pouco satisfatório para empresas que trabalham com produtos de moda ou quando as condições de mercado são muito incertas.

 De qualquer forma, toda empresa precisa determinar o seu orçamento de publicidade. Seja usando bases mais técnicas com dados estatísticos e previsões ou de forma mais "bruta" como reservando parte do seu orçamento para ações promocionais, o fato é que toda empresa precisa determinar certa verba em seu orçamento anual para ações promocionais.

  A complexidade do mercado, o alto nível de concorrência em todos o segmentos, a necessidade de obter visibilidade e as metas de negócios são imperativas para que um orçamento mínimo seja determinado anualmente.

  Logicamente, assim como todo orçamento, ajustes podem e devem ser realizados no orçamento para refletirem as metas e objetivos de negócio. Nunca se esqueça que o orçamento de publicidade é derivado do plano de marketing que por sua vez é determinado pelo planejamento estratégico empresarial.

  Se tudo isso parece interessante mas sua empresa não tem conhecimento ou precisa de ajuda complementar de uma empresa de marketing para determinar o seu orçamento de publicidade, entre em contato conosco e vamos conversar.

Sr. Site | Sênior Marketing