Como fazer marketing para piscologia

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  Profissionais de psicologia compartilham algumas semelhanças com outros profissionais de saúde no que toca a parte promocional dos seus consultórios.

 Psicólogos estão sujeitos a regras bem estritas de promoção e propaganda definidas pelo conselho da classe.

  Felizmente, o marketing para psicólogos vai bem além da simples promoção e propaganda. Durante nossa consultoria de marketing ensinamos aos profissionais de saúde que é possível sim, fazer marketing de forma ética e responsável, captar mais pacientes e atrair visibilidade para seu negócio.

O que é o marketing?

 Sabemos que profissionais de saúde como psicólogos não foram expostos durante seu curso aos conceitos de marketing, portanto é preciso estabelecer uma base de entendimento comum sobre o assunto.

 Uma definição simples e objetiva de marketing seria a de que "marketing é o entendimento das necessidades de um determinado público e o atendimento dessas necessidades através de produtos ou serviços"

 Assim sendo, um psicólogo pode deduzir que o seu conhecimento específico sobre determinada área da psicologia, como a psicologia social ou a psicologia organizacional são "produtos" que atendem as necessidades especificas de um grupo (sociedade) ou de empresas.

  Um serviço como o prestado por um psicólogo é um bem intangível, ou seja, não pode ser tocado, sentido ou cheirado pelo paciente. Entretanto, o marketing na psicologia existe exatamente para tangibilizar esse serviço para o paciente, permitindo que ele tenha melhores condições de avaliar o trabalho do psicologo.

Marketing na Psicologia

  O marketing é usado na psicologia em 4 grandes áreas, chamadas de marketing mix ou composto de marketing:

1 - Produto

  Aqui entendido como o serviço, ou seja, qual a área ou áreas que o profissional vai atender? 
 Algumas perguntas tem que serem respondidas:

  • Quais as características desse atendimento? 
  • Onde vai ser realizado? 
  • De que forma será realizado o atendimento? 
  • Que tipo de material adicional será fornecido para o paciente, antes e depois da consulta?



Entenda que o seu produto é você + seu consultório + seu atendimento + sua secretária (se houver) + seu pós-atendimento + seu conhecimento + sua empatia + sua capacidade de comunicação.

2 - Preço

 O preço é tudo aquilo que a gente paga para obter um bem ou serviço. Já o valor é tudo aquilo que você leva além do preço. É preciso que com ajuda das ferramentas de marketing o seu paciente perceba que o valor da sua consulta é muito mais alto que o preço que ele paga.

 Algumas perguntas que precisam ser respondidas sobre o preço a ser cobrado no seu consultório:

  • Qual a política de preços dos atendimentos? 
  • Qual o preço da  consulta? 
  • O valor da consulta será mais alto que a média dos colegas, ou mais baixo?
  • Qual o posicionamento que você quer dar para o seu consultório / clínica? Premium? Voltado a classes mais baixas?
  • Qual a política de pagamentos do seu consultório? Apenas dinheiro? Cheque ou cartão?


Saiba que o preço é um elemento diferenciador entre profissionais. O preço deve estar sempre adequado a expectativa e capacidade do seu público alvo. 

  De nada adianta cobrar uma consulta de $ 400,00 em um bairro popular. Da mesma forma, cobrar R$ 50,00 em um bairro de alto luxo afugentará os candidatos a paciente pela percepção de baixo nível do serviço.

3 - Ponto

 A localização da sua clínica / consultório diz muito a respeito da expectativa de serviço a ser encontrado. 

 Novamente, a localização da clínica deve ser pensada conforme o público alvo que se pretende atrair. Algumas perguntas que você precisa responder sobre o consultório / clínica?

  • É facilmente encontrado?
  • As instalações são confortáveis, discretas e adequadas ao meu público?
  • Existe facilidade de estacionamento próximo?
  • O local conta com infra-estrutura de transporte público?
  • O consultório esta montado conforme a expectativa do meu público alvo (Alto luxo para classes AA+ e discreto e confortável para classes C,D e E)?
  • Existe material de leitura informativo e que torne a espera mais tranquila para meu paciente?


4 - Praça (Promoção)

 Esse talvez seja o ponto mais procurado pelos psicólogos, afinal a grande maioria das pessoas acredita que marketing é publicidade e propaganda.

  Sendo a legislação que rege as práticas de divulgação de serviços de psicólogos tão restritiva alguns elementos devem ser trabalhados para a promoção do consultório / clínica.

  Perceba que os 3 primeiros passos desse composto de marketing (produto, preço e o ponto) são decisivos para que as ações de publicidade e propaganda aconteçam.

  É preciso pensar como o paciente localiza / contrata um psicólogo. Geralmente pessoas usam dois caminhos complementares:

1 - Indicação de parentes e amigos, o que costuma ser o mais comum.
2 - Procura direta, especialmente na internet.

Usando os canais de marketing que ensinamos em nossa consultoria de marketing é possível trabalhar as duas formas de aquisição de pacientes.

 Um ponto importante a se ressaltar é que as pessoas sempre buscam por alguém que tenha autoridade sobre um determinado assunto para resolver seus problemas.

  A melhor forma de se criar autoridade sobre um determinado tema é escrevendo sobre ele e divulgando-o. Se até puco tempo atrás para divulgar um conhecimento era preciso muito dinheiro, hoje em dia já não é mais.

  Todo profissional de psicologia deve levantar a lista de palavras-chave com maior procura e relevância na sua área de atuação e escrever artigos e publicar vídeos sobre esse assunto.

  Essa é a melhor forma de ganhar visibilidade rapidamente. Mas não basta sentar na frente do computador e começar a escrever acreditando que no dia seguinte seu artigo estará na primeira página do Google. É preciso conhecimento de técnicas de redação web. São técnicas de escrita e redação de texto para internet que visam não só informar os potenciais pacientes mas também "indexar" melhor seus textos perante motores de busca como o Google dando destaque e visibilidade para os seus artigos.

 A medida que vai escrevendo sobre o seu tema de atuação o profissional passa a ganhar mais autoridade sobre o assunto. Se ele se engajar com seus leitores respondendo dúvidas e dando mais informações verá que o número de consultas crescerá rapidamente.

Conclusão

  Esse breve artigo que trazer uma pequena amostra do que ensinamos para nossos clientes em nossa consultoria de marketing e mostrar que o marketing para psicólogos vai bem além de uma simples publicidade e propaganda.

 Se você é um psicologo e precisa de ajuda para utilizar o marketing na psicologia de forma ética e responsável para captar pacientes e melhorar a operação geral do seu consultório entre em contato conosco e vamos conversar.

Sênior Marketing