No momento atual, marketing e publicidade tem se tornado parte essencial do crescimento de qualquer organização, inclusive da prática médica.
A verdade é que cada vez mais e mais pessoas tem procurado informações sobre assuntos relacionados a saúde na internet.
Uma pesquisa do instituto americano Pew Research Center realizada em 2013 mostra que no EUA cerca de 72% dos internautas confirmaram que fizeram procuras e pesquisas na internet para localizar profissionais de saúde. Não temos os dados da realidade brasileira mas arrisco a dizer que o quadro é muito semelhante, especialmente nas chamadas classes A e B.
Esse comportamento significa que médicos, clínicas e hospitais precisam estabelecer uma presença online consistente. Se você não esta na internet, na verdade esta fora do "jogo".
Então, diante desse cenário, nos recomendamos várias estratégias de marketing digital para nossos clientes do nosso trabalho de consultoria de marketing para médicos. Aqui estão algumas:
SEO - Otimização de sites
Vamos partir de pressuposto que seu consultório ou clínica já possui um site, pois isso é muito básico. Se não for seu caso, sugiro buscar rapidamente uma empresa especializada em criação de site médico para criar o seu. Depois volte aqui e continue a leitura.
É fato que as empresas que se posicionam bem na listagem do Google tem um número maior de visitas no seu website e um maior número de agendamentos via website.
É fundamental que você invista na contratação de uma empresa de marketing ou de um profissional especializado em otimização de sites.
Resumidamente, as técnicas de SEO, ou otimização de sites são técnicas aplicadas dentro e fora do seu site que vão leva-ló gradativamente a melhorar seu posicionamento para os principais termos que as pessoas usam para encontrarem no Google serviços médicos com os que você oferece.
Por exemplo, um cardiologista que trabalhe na cidade de Franca em São Paulo, deveria trabalhar a otimização do seu site para termos de pesquisa, tais como Cardiologista em Franca e Cardiologia em Franca.
Links patrocinados
O trabalho de SEO leva alguns meses até começar a dar resultado. Nesse meio tempo o profissional pode investir em links patrocinados tanto no Google como em redes sociais.
Os links patrocinados do Google, por exemplo, são um meio rápido de um profissional de saúde ganhar visibilidade e atrair potenciais pacientes.
É preciso, entretanto, cuidado na forma de fazer essa divulgação para que a ética profissional não seja ferida. Recomenda-se fortemente que uma empresa de marketing especializada seja contratada para executar esse trabalho que envolve uma série de etapas, indo desde o entendimento e levantamento do perfil de paciente desejado até chegar ao ponto em que os anúncios são formulados.
O fato é que é importante definir o volume de investimento a ser aplicado em links patrocinados de acordo com os objetivos a serem alcançados e nunca o contrário. Via de regra vemos profissionais de saúde investindo por conta própria o que podem em links patrocinados sem uma meta clara e ficando frustados com os resultados. Assim não funciona mesmo. Como toda mídia, os links patrocinados não fazem milagres!
Campanhas de Email Marketing
Muitos médicos tem uma lista enorme de pacientes que já foram atendidos por ele e esta lista fica simplesmente "esquecida" em uma gaveta ou em um pasta no seu computador.
Uma das melhores formas de gerar mais consultas de forma rápida é fazendo uma campanha de ativação da sua lista de pacientes atual.
É preciso entender muito bem o que seria de interesse dos seus pacientes e descobrir formas de oferecer mais serviços agregados para esses pacientes criando uma oferta especial que seja direcionada para cada paciente de forma personalizada.
A grande vantagem dessa campanha de ativação é que a sua lista já conhece seu trabalho e a taxa de abertura de emails e a conversão deseja (consultas) tende a ser bem alta.
Essas são apenas algumas práticas genéricas que você pode aplicar no seu consultório médico ou clínica médica a partir de hoje. Se você se interessa por marketing na medicina e precisa de orientação para captar mais pacientes, entre em contato conosco e vamos juntos montar a melhor estratégia de captação e retenção de pacientes para o seu consultório.