Dicas de Facebook para dentistas

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 Geralmente os dentistas fogem da mídia online porque eles não entendem completamente como ela funciona e de que forma pode contribuir para a captação de pacientes e a melhoria geral do seu consultório ou clínica.

 Mas esse desconhecimento não é motivo para deixar lado ou ignorar o enorme potencial e a capacidade de atração e retenção de pacientes que redes sociais como o Facebook colocam a disposição dos profissionais de odontologia.

Na nossa consultoria de marketing digital para dentistas nos ensinamos várias técnicas para os nossos clientes terem uma presença no Facebook de forma profissional e que traga resultados consistentes para o seu consultório ou clínica.

Abaixo vamos ensinar 3 passos básicos com dicas de Facebook para dentistas:

1 - Crie sua Fan Page

 É comum vermos dentistas com páginas pessoais no Facebook postando conteúdo relacionado ao seu consultório dentário ou clínica.

 Isso é antiprofissional e depõe contra a imagem do dentista. No Facebook, empresas, como o seu consultório / clínica tem que criar uma Fan Page.

  Não se preocupe, o processo é gratuito e extremamente simples. Existem milhares de tutoriais na internet ensinando como criar uma Fan Page. Se mesmo assim você precisar do auxílio de uma empresa de marketing, entre em contato e ajudaremos com prazer.

Basicamente a grande diferença entre a fan page e a página pessoal diz respeito a quantidade de pessoas que podem se conectar com sua conta no Facebook. Uma conta pessoal tem o limite de 5.000 conexões enquanto na Fan Page esse limite não existe. Acredite, isso faz bastante diferença quando você começa a produzir conteúdo e interagir com seus potenciais e atuais clientes na rede

Tenha objetivos e Métricas

 É fundamental que você tenha em mente um planejamento mínimo sobre suas pretensões em abrir uma conta no Facebook para seu consultório odontológico.

 Pense nesses itens:


  • Sobre o que vou falar (clínica geral, orto, implante, mix de tudo isso, etc)?
  • Para quem eu vou falar (quem é o cliente ideal:idade, sexo,interesses, etc)?
  • De que forma eu falar o que me propus a dizer (tom formal ou informal, propaganda ou conteúdo)?
  • O que pretendo atingir com essa comunicação (curtidas, indicações, marcações de consulta,etc)?
  • Como eu vou medir o sucesso(indicadores: quantidade de curtidas, número de preenchimento de cadastros, etc)?


Esses são mínimos sem os quais não vale a pena nem começar. Claro, muitas vezes você não tem uma estrutura que lhe permite alocar alguém para fazer esse acompanhamento, então é fundamental contratar uma empresa de marketing capacitada a elaborar, executar e acompanhar a gestão da sua conta no Facebook.

 Saiba que o Facebook é um canal de mídia e relacionamento. O que isso significa? Significa que para obter resultados efetivos com marketing no Facebook para dentistas é preciso investir dinheiro em links patrocinados da plataforma, o que veremos a seguir.

Faça divulgação paga

  Muito dentista acredita que por ser uma plataforma gratuita não vai gastar dinheiro no Facebook. Mas isso não é verdade. De fato, faz alguns anos que o Facebook limitou muito o alcance dos posts que as empresas fazem na sua fan page. Algo em torno de 15% das pessoas que estão conectadas na sua fan page vão ver seus posts, um índice muito baixo.

  Sendo assim, para dar visibilidade ao seu consultório é preciso investir em posts patrocinados ou anúncios dentro da plataforma do Facebook.

 A grande vantagem do Facebook para dentistas é que ele permite uma avançada segmentação da audiência que vai ser impactada por seus anúncios.

 Imagine que você quer divulgar seu serviço de clareamento dental. Poderia dentro da plataforma com poucos cliques escolher pessoas que se encaixassem no perfil mais provável de interessados por esse tipo de serviço, como por exemplo: Brasileiros que morem na cidade de São Paulo, que tem entre 18 a 35 anos, que fazem faculdade e que se interessam por beleza, procedimentos estéticos, esportes e academia.

  O perfil acima permite atingir pessoas que tem interesse declarado em melhorar sua aparência e tendem a ser mais sensíveis a contratar um tratamento de clareamento dental.

 O fato é que os anúncios dentro da plataforma do Facebook tem grande efetividade quando se tem clareza sobre os objetivos a alcançar e o público alvo a ser atingido.

  Assim de nada adianta pagar por anúncios dentro do Facebook para tentar atingir todo mundo. Isso não existe. Não é porque potencialmente todo mundo precisa de um dentista que deveria ser considerado como público alvo. A dica é segmente, segmente e segmente sempre tendo um objetivo em mente.

 Conteúdo é o rei

 Desculpe doutor se vou ofende-ló com o que vou falar a seguir: seu cliente não esta interessado (a priori) no seu currículo, ele não esta preocupado com os equipamentos da sua clínica. O que o cliente quer é saber se você esta apto a resolver o problema que ele tem nas condições que ele precisa.

 E como o Facebook pode ajudar a mostrar para o seu cliente que seu consultório / clínica tem exatamente o que ele precisa? A resposta é conteúdo!

Conteúdo é tudo aquilo que é criado e postado na sua fan page com o propósito final de levar o seu potencial cliente a pegar o telefone e agendar uma consulta com você. Simples assim.

  Logicamente para atingir o objetivo final (fazer a venda de um plano de tratamento dentário) é preciso passar por várias fases e sub-fases, mas não se esqueça que todas elas devem conduzir ao fechamento, ou seja, a venda do tratamento.

Nesse caso o conteúdo que você vai criar precisa em primeiro lugar resolver uma dúvida do potencial cliente e ao mesmo tempo fazer um link dessa solução de um problema com o seu consultório / clínica. 

Existem técnicas de redação para a produção de conteúdo na web que nos ensinamos os nossos clientes em nossa consultoria de marketing para dentistas e que você pode aprender também. Se tem interesse em usar o Facebook de forma profissional para gerar novos clientes para sua clínica entre em contato conosco e vamos conversar.