As 4 fases de uma consultoria de marketing

empresa-de-marketing-sao-paulo

 Muitos empresários chegam em determinado ponto da existência de suas empresas onde eles começam a travar. 

 Toda empresa passa por algumas fases distintas: Criação, evolução, maturidade, declínio e eventualmente a morte (falência).

  Entender exatamente o momento em que sua empresa se encontra e buscar ajudar externa para eventuais dificuldades é sinal de maturidade empresarial.

  Uma consultoria de marketing ou empresa de marketing é composta por profissionais que acumulam experiência em uma ou mais áreas de conhecimento empresarial (finanças, RH, marketing, etc) e que dedicam seu tempo a transmitir seus serviços para outras empresas que valorizem e necessitem desse conhecimento.

  Os consultores muitas vezes são mal vistos por empresários, as vezes, por experiências passadas mal-sucedidas já que existe no mercado uma quantidade de pessoas que se auto-denominam consultores mas de fato não reúnem as condições mínimas para fornecer um bom serviço aos seus clientes.

  Entretanto, uma empresa de marketing que preste uma consultoria de marketing pode ajudar bastante a sua empresa seja para organizar melhor os processos, efetuar um planejamento ou para cuidar do branding da sua marca.

  Cada empresa de marketing tem sua metodologia própria mas via de regra, apesar de poder ter nomes diferentes, toda empresa de marketing séria realiza um trabalho de consultoria de marketing que contempla ao menos as 4 fases de consultoria de marketing abaixo:

Diagnóstico

Assim como um médico, o consultor de marketing vai precisar conhecer a sua empresa com um nível de detalhe maior para poder ajuda-ló nas suas necessidades. 

 Essa fase, chamada de diagnóstico é executada pelo consultor utilizando várias ferramentas, tais como: Fluxogramas, análise de documentos, entrevistas pessoais, dinâmicas de grupo, mapeamento de processos, etc.

  De fato, o diagnóstico é fundamental para que tudo o que vier depois dessa fase seja feito de forma a gerar resultados positivos para a empresa.

Planejamento

  Nessa fase o consultor já identificou quais são os "gaps" ou seja os pontos de melhoria que sua empresa precisa realizar para melhorar os seus resultados.

 Na fase de planejamento de uma consultoria de marketing a empresa de marketing vai orientar sua empresa sobre a confecção do plano de marketing.

  O plano de marketing é uma peça de planejamento complementar ao plano de negócios empresarial. Muitas vezes nas pequenas não existe a figura do plano de negócios. Simplesmente o seu proprietário fez a empresa "acontecer" a partir do seu esforço pessoal e dedicação.

  Em casos como o acima citado, o consultor de marketing pode apoiar a empresa na confecção do plano de negócios e dentro deles criar um capítulo exclusivo relacionado ao marketing;

  Aqui são determinadas as metas da empresa e o plano de ações para atingi-lás.

Execução

  Nem o melhor planejamento do mundo pode salvar um péssima execução.

 A execução do plano de ações deve ser acompanhada por um time formado pelo menos por uma pessoa responsável pela empresa junto com o consultor.

  Cada empresa, dada a sua situação e as suas metas pode ter um conjunto totalmente diferente de ações a realizar.

  Independe mente das ações a serem realizadas é de fundamental impor tânica que os adminstradores da empresa saibam que o plano de marketing vai sofrer ajustes e isso é tratado na próxima fase.

Ajustes

  A fase de ajustes anda par e passo com a fase de execução. Claro, a medida que as ações planejadas vão sendo executadas é preciso medir os resultados e tomar as devidas ações corretivas.

  A fase de ajustes traz importantes informações para a direção da empresa e também para o consultor de marketing que muitas vezes não estavam disponíveis no momento do planejamento. As vezes o potencial de mercado foi subestimado ou talvez a política de preços não esteja adequada, necessitando ajustes em um ciclo que se auto-alimenta.

 Conclusão

 A consultoria de marketing pode ser acionada em qualquer fase do ciclo de vida de uma empresa mas é um erro comum do empresariado acreditar que uma empresa de marketing vai produzir "milagres" em uma situação que esteja totalmente deteriorada. Não vai.

  Se você identifica que sua empresa precisa de uma revisão do seu planejamento de marketing, se esta interessado em fazer sua empresa crescer de forma consistente e acredita que nossa empresa de marketing possa lhe ajudar, entre em contato conosco. Vai ser um prazer ajudar!

Sr. Site | Sênior Marketing - www.srsite.com.br