Empresas de todos os portes e segmentos precisam provisionar uma verba mensal para investimento em marketing.
Geralmente, os pequenos empresários não tem uma visão clara do que é o marketing e de quanto investir em marketing.
Em nossa consultoria de marketing ensinamos aos empresários que o marketing vai muito além da publicidade e propaganda, pois cuida de toda a parte de definição dos produtos que a empresa vai ofertar, o preço a ser cobrado e claro como promover a empresa.
Antes de responder quanto sua empresa deve investir em marketing vamos dividir, para fins didáticos o marketing em dois grande segmentos:
Marketing institucional
São todas as ações voltadas para fortalecimento de marca, para tornar sua empresa conhecida e reconhecida no seu mercado. Geralmente, o investimento em marketing institucional consome entre 2% a 5% do faturamento bruto de pequenas e médias empresas.
Ou Seja, se sua empresa fatura cerca de R$ 50.000,00 por mês, seria interessante investir algo entre R$ 1.000,00 à R$ 1.500,00 em marketing institucional todo mês. Claro que esse valor pode ser maior se sua empresa esta começando ou se o seu setor tem uma concorrência muito acirrada, acima da média.
De fato, a rentabilidade da sua empresa vai afetar diretamente o grau de investimento em marketing institucional. Ou seja, se sua empresa fatura R$ 50.000,00 por mês e tem uma rentabilidade de 30% seu investimento em marketing deve ser superior ao patamar informado acima, pois ela terá mais condições de reinvestimento.
Marketing Promocional
Uma parte da verba do seu faturamento deve ser reservada para ações promocionais de incentivo a venda.
Por exemplo, sua empresa tem uma linha nova de produtos que você deseja promover. Será necessário o investimento em campanhas específicas de publicidade e propaganda.
As peças publicitárias a serem criadas, os canais de divulgação escolhidos (rádio, jornal, internet, etc) vão demandar investimentos.
A diferença entre o marketing promocional e o marketing institucional é que o primeiro tem uma data e hora certa para começar e acabar e demanda um investimento específico, já o segundo precisa de um investimento constante.
Lembre-se sempre que o marketing é um processo empresarial assim como vendas, faturamento e produção. Quando estiver trabalhando o seu planejamento estratégico não deixe de alocar no seu plano o percentual previsto de investimento em ações de marketing que sua empresa precisará fazer para sobreviver, crescer e se destacar no seu mercado.
Se você tem interesse em saber mais sobre planejamento de marketing para sua empresa e precisa de ajuda, entre em contato conosco e saiba mais sobre nosso trabalho de consultoria em marketing.
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