Publicidade e propaganda mantêm o negócio girando

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 Pergunte a qualquer empresário brasileiro que passa por dificuldades na sua empresa qual a sua verba para marketing, especificamente para publicidade e propaganda? 8 em cada 10 empresários que passam por dificuldade dirão que não tem uma verba de publicidade e propaganda. Os outros 2 que também estão em dificuldades investem em publicidade e propaganda de forma errática e sem metodologia.

 Seria esse comportamento uma consequência ou a causa dos seus empreendimentos irem mal? Seria pretensioso da nossa parte apontar como única e exclusiva causa do mal desempenho de uma empresa o fato de não investir em ações de publicidade e propaganda.

  Antes de mais nada é bom esclarecer que os dados acima foram compilados no mês de Janeiro com cerca de 45 empresas que nos procuraram para conhecer melhor nosso trabalho de consultoria de marketing empresarial.

  Faz parte do nosso trabalho de diagnóstico de marketing entender o que as empresas fazem em termos de divulgação dos seus negócios.

 Apesar da amostra ser pequena ela é bem homogênea. Como somos uma empresa de marketing que trabalha com pequenas e médias empresas, a grande maioria dos nossos clientes enquadram-se na faixa de empresas que faturam em média 5 milhões de reais por ano.

  Acontece que é exatamente nesse tipo de porte de empresa que as coisas começam a sair um pouco do controle. No começo, micro ou pequenas empresas geralmente não tem um plano estruturado de marketing, de forma que as ações e marketing são muito genéricas e geralmente elaborados pelo "feeling" do empresário que via de regra não tem uma formação em marketing.

Marketing de Resultados

  Empresas crescem e chegam a patamares maiores de despesas e custos, o que leva à necessidade de produzir mais, vender mais, faturar mais. O marketing nesse ponto ainda é amador, pois a empresa cresceu mas não tem ainda uma cultura de marketing e continua fazendo propaganda e publicidade achando que esta fazendo marketing.

  Nessa hora alguns empreendedores com maior visão empresarial contratam um profissional de marketing ou uma empresa de marketing para ajudar a elaborar o plano de marketing estratégico da empresa.

  Cabe a empresa de marketing demonstrar ao empresário que o plano de marketing utiliza ferramentas de comunicação como a publicidade e propaganda de forma estruturada e planejada para dar visibilidade a empresa, atrair a atenção do perfil ideal de clientes e gerar mais oportunidades de negócio.

  Voltando ao topo desse artigo, dizíamos que empresas que não investem em publicidade e propaganda de forma profissional e elaborada com foco em resultados, acabam tendo resultados negativos no médio e longo prazo.

  Faz todo sentido, pois é a publicidade e a propaganda que colocam um holofote sobre sua empresa e realça suas qualidades, seus produtos e serviços aos olhos da sua clientela.

  A publicidade e a propaganda são armas poderosas a favor do marketing de uma empresa, especialmente em tempos de crise onde a demanda não esta aquecida.

  Logicamente muitos empresários podem se perguntar, mas investir quando esta tudo parado? A pergunta certa seria: Esta tudo parado, então porque não investir?

  O empresário que entende que a publicidade e propaganda não são despesas procura uma boa empresa de marketing  e faz o investimento necessário em publicidade e propaganda de forma inteligente e racional sempre procurando retornar o dinheiro investido em divulgação. 

O ciclo divulgação->acompanhamento->ajustes->retorno->reinvestimento é o método de trabalho mais certo para uma empresa trabalhar de forma inteligente sua divulgação em tempos de crise.

 Se você tem uma empresa e precisa aumentar o seu faturamento. Se esta sério em contratar uma empresa de marketing com foco em resultados, entre em contato conosco e vamos juntos construir um bom 2016!

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