O mito do marketing barato ou de graça

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 Sempre que vejo reportagens de capa em revistas direcionadas a negócio ou então em sites de grande circulação com dicas de "como fazer marketing barato" ou "como fazer marketing de graça", me lembro da frase que meu pai dizia: "Cuidado, o barato pode sair caro".

 Outro dia tive um contato com um empresário que estava procurando uma empresa de consultoria de marketing pois, segundo ele, queria implementar algumas "estratégias de marketing baratas" já que seu orçamento era pequeno.Ao conversar com ele percebi que o que ele chamava de estratégia de marketing era na verdade ferramenta de publicidade e propaganda.

  Infelizmente caro leitor, não existe almoço grátis. Já vi reportagem em revistas de grande circulação direcionada a pequenas empresas onde o mote era "10 maneiras gratuitas de divulgar sua empresa na internet."

 O interessante que uma dessas maneiras era divulgar seus produtos ou serviços na sua fan page do Facebook. Ora, atualmente o Facebook reduziu a visibilidade dos posts orgânicos, ou seja, aqueles posts que você publica na sua Fan Page sem gastar  nada para menos de 2%. Isso mesmo, 2%. Ou seja, se você tem 1.000 fans na sua Fan Page, uma publicação sua lá vai atingir em torno de 20 fans. Muito pouco!

 A verdade é que não existe marketing gratuito que traga realmente efeito pratico. Todo empresário que quer ter resultados com suas ações de publicidade e propaganda deve contar como certo o investimento em duas frentes:

Planejamento

Esse planejamento pode ser feito internamente por uma equipe da empresa que tenha conhecimento de marketing ou por uma empresa de marketing terceirizada. É preciso alguém com conhecimento profundo para análise e interpretação de mercado, definição de público alvo, análise e avaliação da concorrência, definição de produtos, políticas de preço, táticas de promoção e publicidade, logística de atendimento.

 Logicamente todo o trabalho acima custa dinheiro, É preciso investir em marketing de forma profissional para que os resultados desejados pela empresa se tornem realidade.

Mídia

  Aqui esta o grande engano dos empresários ou pessoas que acreditam no mito do marketing barato. A verdade é que muita gente ainda confunde canal com publicidade. O Facebook, por exemplo é um ótimo canal de divulgação.

 Mas vai longe o tempo em que publicar posts no Facebook sem impulsionamento pago gere algum resultado palpável.

  Cada tipo de empresa ou melhor ainda, cada tipo de produto/serviço se adequa melhor a um canal específico de comunicação. Produtos de massa e de baixo valor muitas vezes tem mais retorno em canais de grande circulação e audiência com jornal e rádio.

 Já produtos de alto valor agregado precisam investir em canais mais específicos como blogs direcionados, sites de grande audiência do público da empresa e links patrocinados.

 Aqui também é importante frisar que é necessário investir dinheiro para conseguir gerar mais dinheiro. É comum encontramos prospects que chegam até nosso trabalho de consultoria de marketing dizendo que querem estar na primeira  página do Google para uma linha de 50 produtos diferentes com um orçamento de R$ 1.000,00. Simplesmente não vai acontecer.

 Concluindo, pode-se afirmar que a grande impressa, "gurus" de marketing e parte da mídia inserida em blogues de grande circulação querem insistir que é possível obter resultados maravilhosos fazendo você mesmo o marketing da sua empresa gastando pouquinho. Esse pensamento desafia a lógica capitalista onde primeiro se investe para depois retornar o investimento que deve, por sua vez, ser reinvestido parcialmente em mais marketing gerando um ciclo virtuoso.

  Nos 15 anos em que trabalhamos com consultoria de marketing, não conheci nenhuma empresa que tenha obtido de fato algum resultado palpável de suas ações promocionais sem investimento.

  Se você tem uma empresa e esta disposto a investir de forma inteligente contratando uma empresa de marketing de resultados, entre em contato conosco e vamos juntos construir sua estratégia de marketing e vendas que torne os seus sonhos realidade.