As empresas são constantemente desafiadas a descobrir novas formas de aumentar suas vendas, de fidelizar seu clientes e de atingir seus objetivos empresariais.
Muitos "gurus" e "fórmulas milagrosas" surgem o tempo todo, aplicando a "última palavra" em conversão e vendas. Não caia nessa, existe um fundamento básico para que sua empresa atinja seus resultados: O trabalho conjunto de marketing e vendas.
Cena comum em empresas de todos os segmentos e portes é a briga entre os setores de marketing e vendas. Marketing acusa vendas de que eles não estão trabalhando os leads passados por seu departamento corretamente e perdendo várias oportunidades de fechamento. Já o departamento de vendas acusa o departamento de marketing de encaminhar somente leads fracos ou "sujos".
Se a cena acima é comum na sua empresa, cuidado! Nesse jogo de gato e rato o maior prejudicado é você e sua empresa. Sua rentabilidade irá para o ralo, seu negócio estará ameaçado. Não deixe que suas equipes entrem nessa. Siga as recomendações abaixo:
Definição de papeis
No mundo atual, onde a economia anda tão desaquecida, não faz sentido nenhum a separação clássica por departamentos, onde cada departamento tem um papel bem definido e não se mete na área de atuação de outros setores.
Esse discurso não serve mais para o momento atual. A responsabilidade por gerar vendas na empresa não é do setor de vendas somente, mas de todo mundo. Isso mesmo, de todo mundo. E marketing e vendas tem que trabalhar em conjunto.
Na nossa consultoria de marketing costumamos fazer um trabalho de integração de departamentos que tem dado muito resultado. Nos simplesmente montamos equipes de projeto onde a participação do time de vendas acontece desde o momento da decisão das características dos produtos, da política de preço, da definição do público alvo, etc.
Claro, faz todo sentido envolver quem vai vender uma solução no processo de planejamento. Afinal, é o pessoal de vendas que conhece a realidade dos seus clientes, do segmento.
Por outro lado, o pessoal de vendas tem que ter uma certa humildade em reconhecer que o trabalho de marketing não é assim tão fácil, pelo contrário, é bem complexo. Existem muitos elementos que escurecem a visão do time de marketing no momento do lançamento de um produto, de um novo serviço, por exemplo.
Sem dúvidas, a internet e as novas tecnologias trouxeram dados estatísticos que até pouco tempo não faziam parte do processo de definição de marketing, mas ele é ainda novo para muitas equipes e essa introjeção de novos conceitos leva algum tempo para acontecer.
Na nossa experiência em consultoria de marketing temos percebido que a integração dos times de vendas x marketing não acontece de forma simples, mas em empresas que ela de fato ocorre, os resultados positivos não tardam a aparecer.
Se você quer saber mais sobre marketing e vendas trabalhando de forma integrada, entre em contato conosco.
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