A crise financeira pela qual o país esta passando atualmente tem grandes repercussões na forma como as empresas enxergam e praticam o marketing.
Um dos principais motivos é que em tempos de crise o comportamento do consumidor muda completamente restringindo suas compras a itens essenciais.
Exatamente porque o comportamento do consumidor muda em tempos de crise que as empresas também devem mudar o foco das suas estratégias de marketing.
Lembrando que o marketing não é somente promoção e propaganda mas sim uma disciplina que engloba também a definição de produtos/serviços, a precificação, a distribuição e a promoção.
Entendendo o que o consumidor quer
A primeira grande mudança na estratégia de marketing de qualquer empresa em tempos de crise é adequar seus produtos e serviços para o nível e tipo de demanda existente nesse período.
É o caso de empresa de sabão em pó que criam embalagens menores com uma quantidade de menor do produto, visto que, em tempos de crise, detectaram que as pessoas preferem comprar quantidades menores em mais idas ao ponto de vendas em detrimento de compras mensais únicas.
Então é muito importante que cada empresa faça uma pesquisa de mercado para captar quais são as alterações de comportamento e hábitos do consumidor em tempos de recessão.
Cada segmento é afetado de forma diferenciada mas praticamente todos são afetados. A pesquisa de mercado é uma ferramenta fundamental para "sentir o pulso do mercado".
Empresários e departamentos de marketing atentos devem adequar sua linha de produtos e serviços contemplando as características intrísecas e extrínsecas dos seus produtos que sejam mais sedutoras e desejas pelo seu público alvo nesse momento de crise.
Revendo a comunicação
Em tempos de crise as pessoas tendem a ficar mais racionais e as compras por impulso tendem a diminuir.
Todo mundo fica mais seletivo e o tom da sua comunicação com o mercado deve mudar para refletir uma nova forma de se comunicar com seus clientes.
Outros elementos de convencimento devem ser destacados no processo de comunicação da empresa com o mercado como a racionalidade, a segurança e a economia.
É preciso que todo ponto de contato com o consumidor destaque esse conjunto de atributos que são mais relevantes para seu público alvo.
Em virtude das particularidades de cada mercado é difícil afirmar quais são os atributos a serem destacados na sua comunicação empresarial, mas é certo que em tempos de crise alguns benefícios se tornam mais relevantes para os consumidores, como economia, reuso, rapidez, etc.
Concluíndo
Em nosso trabalho de consultoria de marketing temos trabalhado com empresas que estão readequando sua estrutura interna, sua linha de produtos, suas políticas de preço e práticas de promoção em virtude desse afunilamento do mercado e do arrefecimento da economia.
Se você deseja rever sua estratégia de marketing nesse momento de crise e precisa de uma consultoria de marketing especializada, entre em contato conosco.
Sr. Site