Um dos aspectos mais importantes de criar e executar um
negócio é ter uma visão clara do que você deseja que o seu negócio se torne.
Como você deseja ser conhecido no seu mercado? Que tipo de clientes você quer
atender? Qual o nível de serviço que sua empresa vai prestar? Você deseja que
sua empresa seja um líder no seu segmento?
Responder as perguntas acima e outras similares vai lhe dar
as informações que você precisa para levar sua empresa na direção que você
planeja.
Várias são as facetas que levam uma empresa a ter sucesso,
mas um aspecto crucial para qualquer empresa de sucesso é o Marketing. Ao
contrário do que muitas pessoas pensam, nem todo mundo deveria ser seu cliente.
Já foi dito por alguém que “o caminho para a falência é tentar agradar a todos”.
Quanto mais claro é para você e sua equipe a figura do seu
cliente ideal mais simples vai ser focar seus esforços para atingir cada individuo/empresa
que pertence a esse seleto grupo.
Utilize os meios que forem mais adequados para atingir seu
público alvo, sejam eles, redes sociais, feiras, rádio, televisão, etc.
Logicamente, o orçamento de marketing é determinante para definir a abrangência
e a profundidade dos canais selecionados.
Esse é provavelmente o mais crucial e ainda assim, mais
subutilizado fundamento para gerenciar um negócio de sucesso. O envolvimento da
sua equipe, seja ela uma ou mil pessoas é fundamental. É necessário que todos
adotem uma orientação direcionada a atenção e satisfação do seu cliente ideal
colocando o conceito de qualidade total no centro do seu trabalho.
Ainda nesse ponto é fundamental reforçar que a sua equipe
deve ser envolvida e ouvida na definição de pontos importantes, seja a respeito
do produto/serviço, mas também dos objetivos e metas de negócio. Idealmente as
metas de negócio devem ser desdobradas até o nível de metas pessoais de cada
colaborador sempre alinhadas as metas empresariais.
Dirigir um negócio de sucesso é uma sistema em constante
andamento. O grande erro que a maioria dos empresários cometem em virtualmente qualquer
ramo é acreditar que os resultados virão rapidamente.
A esmagadora maioria das estratégias comerciais e de
marketing dão resultados no médio e longo prazo e precisam do envolvimento
ativo da diretoria da empresa motivando e garantindo que as condições
necessárias estejam disponíveis.
Concluindo, convido-o a pensar a respeito do usuário final do seu
produto/serviço. O que sua empresa esta fornecendo a ele que faça diferença
para sua vida? Se você não sabe, pergunte aos seus atuais clientes. Você pode
ser surpreendido positivamente.
Se você acredita que esta na hora de dar uma virada no seu negócio ou colocar aquele projeto que sempre sonhou em execução, entre em contato conosco e saiba mais sobre nossa consultoria de marketing.
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