Facebook para médicos

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 As redes sociais revolucionaram a internet criando a chamada web 2.0. Nesse modelo o consumidor passa a ser também um produtor de conteúdo a medida que interage com as empresa, opina e publica fotos, arquivos, etc.

 No Brasil, onde a cultura do relacionamento é muito forte as grandes redes como o Facebook tiveram um crescimento estrondoso.

  Hoje somos mais de 76 milhões de brasileiros associados ao Facebook. As pessoas utilizam essa rede para se relacionar, buscar diversão, relacionamento com os amigos e também para expressar suas opiniões e cada vez mais para se informar.

  Em nosso trabalho de consultoria de marketing para medicina temos cada vez mais percebido que as dúvidas do profissionais de saúde sobre o uso do Facebook na medicina tem crescido dia a dia. As dúvidas são varias: Como usar o Facebook para o marketing do consultório ou clínica? Como captar pacientes via Facebook? Que tipo de conteúdo publicar?

 Vamos tentar responder a algumas dessas dúvidas que fazem parte do nosso cotidiano na nossa consultoria de marketing para médicos de forma a ajudar outros profissionais que tenham as mesmas dúvidas. 

Veja algumas maneiras de usar o Facebook a favor do seu consultório médico ou clínica médica:

1 - Mantenha seus pacientes bem informados

  Utilize o Facebook como um canal informativo sobre o funcionamento, as novidades e funcionalidades que seu consultório ou clínica disponibiliza. O canal é ótimo desde para informar que um novo procedimento esta disponível até os dias em que a clínica estará fechada. Nunca se esqueça, esse é um canal de relacionamento. Quanto mais próximo seu paciente/cliente se sentir do seu consultório/clínica mais forte estará sua ligação com ele.

2 - Eduque seus pacientes/clientes
  
 A internet esta cheia de informações confusas e mesmo erradas sobre medicina. Educar o seu público alvo é o primeiro e fundamental passo para concretizar a captação de mais pacientes.
  Mantenha seus pacientes informados sobre os tipos de tratamentos disponíveis, as consequências de determinado procedimento, cuidados pós-operatórios, curiosidades sobre a sua área, comparativos entre técnicas existentes.

  Certo cliente nosso, oftamologista disponibiliza constantemente conteúdo sobre as diferentes técnicas e lentes disponíveis conseguindo convencer com argumentos sérios e comprovados que determinados procedimentos são menos invasivos e de recuperação mais rápida no pós-operatório, fazendo com isso que vários dos seus pacientes fizessem o tratamento pagando pelo procedimento que não era coberto por seu convênio.

3 - Interaja com os pacientes

 Estabeleça e deixe claro na sua página que você ou sua equipe vão responder as perguntas que os fans da sua página no Facebook fazem dentro de um determinado horizonte de tempo. Pode ser dentro de 24 horas ou como é muito comum em clínicas maiores nos EUA, em um dia específico da semana, 10 perguntas são respondidas por sorteio por um especialista.

  O que importa aqui é mostrar aos seus fans que sua clínica se importa com eles e esta disponível para ajuda-lós a resolver suas dúvidas.

  A credibilidade e a reputação são construídas exatamente a partir dessa interação entre paciente/cliente e seu consultório/clínica. 

Em nossa prática com consultoria de marketing para médicos temos percebido que frequentemente os profissionais de saúde tem a percepção da importância de usar as redes sociais de forma ética a favor do marketing médico, mas frequentemente se vêem paralisados, ou por desconhecimento e mesmo falta de tempo para fazer as redes sociais funcionarem a favor da sua prática médica. É uma pena pois as redes sociais são uma importante fonte de geração e manutenção de pacientes para clínicas/consultórios.

Quer saber mais como montar uma estratégia de marketing médico usando as redes sociais? Entrem em contato conosco e converse com um especialista em marketing na medicina.

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