Defina suas metas de marketing



Tanto importante quanto ter um bom planejamento de marketing é definir as metas de marketing.

Metas são medidas de sucesso. Mas defini-las não é tão simples como a maioria das pessoas imaginam.

Grande parte dos empreendedores, especialmente aqueles à frente dos pequenos e médios empreendimentos, não tem muita clareza sobre suas metas.

 Eles dirigem sua empresa baseados um tanto quanto em seu feeling. Sem dúvida, ter sensibilidade sobre o seu negócio e mercado é fundamental, mas não o suficiente.

  São as metas de marketing que vão determinar os investimentos e o caminho que sua empresa precisa trilhar para gerar os resultados desejados.

  Lembrando que as metas de marketing são derivadas e delineadas a partir do plano estratégico da empresa. Marketing executa um papel fundamental na concretização dos objetivos e metas organizacionais.
 
  Muitos empresários não tem essa percepção fina mas acabam executando ações de marketing e não conseguem traduzir se os resultados obtidos estão dentro do planejamento esperado.

 Imagine que sua empresa tem como meta principal do seu plano estratégico conquistar 10 novos clientes com contas superiores a R$ 25.000,00 em compras por mês. Como desdobrar esse macro objetivo em metas do seu departamento de marketing?

 Logicamente dentro do plano de marketing terão quer ser detalhadas as ações necessárias dentro do escopo do marketing que tem que ser levadas a cabo para que a situação desejada ocorra.

  Lembre-se que as metas de marketing não existem sozinhas e nem trabalham para si mesmas. Na verdade, marketing desempenha um papel fundamental no cumprimento dos objetivos empresariais, pois faz parte do escopo do marketing descobrir e atender os desejos dos seus consumidores de forma lucrativa para os acionistas.

  Por fim vale lembrar que metas devem ter números e datas na sua descrição. A declaração "quero mais clientes esse ano" não passa de um desejo sem nenhuma fundamentação. Uma meta se assemelha a algo como: "Queremos 10 novos grandes clientes por mês até Dezembro de 2016".

  Enfim, lembre-se que é fundamental definir suas metas de marketing antes de sair gastando dinheiro a torto e direito com publicidade e propaganda sem metas definidas.

  Não sabe ou não tem tempo para definir suas metas de marketing? Conte com nossa consultoria de marketing especializada para pequenas e médias empresas. Entre em contato e vamos definir junto seu plano de metas de marketing para 2016.

Sr. Site
Empresa de marketing