Consultoria de marketing não faz milagre

empresa-de-marketing-belo-horizonte

Temos vivido tempos difíceis. Basta ligar a televisão, ouvir o rádio ou acessar a internet e la estarão um mar de notícias nada animadoras tanto do ponto de vista econômico quanto político.

 Se não podemos negar a realidade tão pouco devemos aceita-lá passivamente. É responsabilidade dos executivos e donos de empresas buscarem em condições adversas a melhor situação possível para seus empreendimentos.

 Muitos empresários em momentos de desespero tentam encontrar soluções milagrosas para erros do passado que vem agora lhes assombrar.

  É normal que em tempos de "vacas gordas" as empresas esqueçam ou deixem de lado o seu planejamento de marketing. Afinal, pensam os executivos, já estamos vendendo tão bem, para que pensar em planejamento de marketing, basta continuar fazendo o que esta dando certo. Correto? Errado!

 Acontece que marketing não é um evento mas sim uma filosofia empresarial. As empresas que adotam o marketing como parte da sua filosofia de gestão acreditam que o mercado, o cliente é que dita todos os processos da empresa.

  Empresas que tem uma orientação de mercado tendem a se antecipar as crises pois estão constantemente sentindo "o pulso" do mercado, analisando o comportamento do seu setor, da economia, as tendências, etc.

  Mas alguns empresários ainda acreditam que consultoria faz milagre. Tentam resolver em poucas semanas (as vezes dias) falhas encobertas durante meses (as vezes anos). 


Mas é bom que se diga: Consultores de marketing tem um pacto com Deus: Deus não faz consultoria e consultores de marketing não fazem milagres!

Sr. Site