Todo profissional de saúde passa boa parte do seu tempo dedicado a estudar, trabalhar e evoluir na sua profissão.
Geralmente fazer carreira em uma profissão como médico, dentista, fisioterapeuta ou psicologia envolve um investimento de tempo e dinheiro considerável. Mas todo esse esforço vai ser em vão se sua visibilidade como profissional ou empresa ficar limitada.
É fundamental seguir a receita: Propaganda faz bem para seu negócio.
Mas não adianta fazer uma propaganda sem um bom planejamento prévio que envolve entre outras coisas:
- Para quem falar
- O que falar
- Como falar
Parecem 3 pontos simples e bobos, mas em nossa consultoria de marketing para médicos e também na nossa consultoria de marketing para dentistas percebemos quanto os profissionais engasgam para responder as 3 perguntas acima.
Via de regra os profissionais de saúde não tem uma formação sobre publicidade e propaganda ficando restritos ao seu "feeling" e copiando práticas desenvolvidos por outros consultórios ou profissionais.
Perceba que a repetição de um procedimento publicitário em dois estabelecimentos diferentes do mesmo segmento podem apresentar resultados completamente opostos já que cada empresa tem um repertório diferente de forças e fraquezas, encontra-se em um estágio específico do seu ciclo de vida (nascimento, maturidade, declínio), etc.
Portanto, recomenda-se que para divulgar seu consultório o profissional contrate uma empresa de marketing especializada e na falta de recursos baixe nosso E-book Plano de Marketing Para Dentistas que pode, com muita facilidade ser adaptado para outros profissionais de outras áreas que estejam fazendo um plano de marketing, como por exemplo: marketing para médicos, marketing para psicólogos, marketing para fisioterapeutas, marketing para profissionais de saúde em geral.
Passos fundamentais
Se você consegue responder com clareza para quem quer vender seus serviços profissionais já tem um primeiro e importante passo dado.
Para fazer uma boa divulgação do seu consultório, comece definindo com clareza qual o perfil do seu cliente ideal. Analise alguns dados sobre o seu cliente ideal, tentando criar certos padrões:
- Sexo (M/F)
- Idade (Faixa etária)
- Renda: (Faixa de renda familiar)
- Nível educacional (Alto, médio, baixo)
- Região (De onde provêm a maioria dos seus pacientes)
De posse dessas informações pense nas necessidades que esse tipo de público possui e veja como seu consultório pode atende-las. São exemplos de necessidades do seu público alvo:
- Facilidade de estacionamento
- Flexibilidade horário
- Facilidade pagamento
- Personalização
- Preço
- Conforto
- Mobilidade
- Etc.
É fundamental que você entenda quais são as dores ou necessidades manifestas e não manifestas dos seus clientes para que a publicidade do seu consultório fale exatamente de como você vai resolver os problemas desse cliente.
Para divulgar seu consultório você também precisa saber o "tom" a ser adotado nas peças publicitárias, bem como, quais são as mídias (canais de divulgação) mais adequados.
Por exemplo, se o público do seu consultório é formado majoritariamente por pessoas das classes C, D e E vale a pena investir em SMS Marketing pois a adesão desse público aos celulares e smartphones é enorme. Porém, divulgar em jornal pode ser perda de tempo já que esse público não costuma ter o hábito da leitura de periódicos.
Para divulgar seu consultório invista no planejamento antes de tudo, pois o bom planejamento de marketing vai ditar qual a melhor forma de atingir e converter seus potenciais clientes em pacientes.
Se você gostou desse artigo pode ter interesse em baixar nosso E-book Planejamento de Marketing Para Dentistas. Ele da uma boa base de como fazer um bom plano de marketing para profissionais de saúde.
Se quiser saber mais sobre como nossa consultoria de marketing pode ajudar seu consultório a ter mais e melhores pacientes entre em contato conosco.
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