Vivemos um tempo de crise. Apesar de discutível a afirmação anterior contêm uma verdade incontestável: A nossa principal crise é moral. Não que a crise econômica não exista. Ela é real e séria, mas arrisco dizer que é uma consequência da corrupção e falta de moral generalizada dos nossos governantes.
Vejamos, com um PIB na casa de 5 trilhões de reais (Dados: Jornal Valor) no ano de 2015 é difícil acreditar que não "existe dinheiro" no mercado. O que existe de fato é uma paralisia na economia em virtude da crise moral exageradamente demonstrada diariamente nos meios de comunicação gerando um efeito de letargia e paralisia nos mercados.
Bem, mas eu não entendo de economia e sim de gestão e marketing e é para isso que resolvi escrever esse artigo. Quero compartilhar com todos dicas de como adaptar sua empresa para sobreviver a crise.
Por mais estranho que possa parecer existem setores da economia que estão se saindo muito bem. E talvez você possa estar pensando, claro são setores que são favorecidos com a situação macro-econômica, como por exemplo, o setor hoteleiro nacional que tem tido uma procura maior em virtude do dólar alto que muitas vezes inviabiliza viagens ao exterior.
Mas não são somente esses setores que estão se dando bem. Conheço caso de uma pequena rede de supermercados do interior de Minas Gerais que tem conseguido manter sua taxa de participação de mercado em patamares estáveis enquanto gigantes do setor continuam fechando loja por todo o país.
Esse e outros exemplos me levam a crer que as empresas que estão conseguindo se dar melhor durante esse período de turbulência econômica sejam aqueles que conseguiram se adaptar melhor em relação aos seus mercados.
Em nossa consultoria de marketing percebemos que muitos empresários voltaram a fazer pesquisa de mercado na tentativa de entender o que o seu público alvo deseja nesse momento. Claro, o comportamento do consumidor é fortemente influenciado pela situação econômica do país e ainda que o cidadão ou empreendedor possua uma certa quantia em dinheiro, ele se retrai pois não tem uma certeza absoluta em relação ao futuro.
No caso da rede de supermercados citada acima, o departamento de marketing da empresa percebeu que os consumidores deixaram de fazer grandes compras ou compras mensais e passaram a ir mais vezes ao estabelecimento em busca de ofertas e compras menores. O supermercado se adaptou a esse realidade criando "kits" com quantidades menores e fracionadas de alguns tipos de produtos, além de criar um "clube de desconto" onde o cliente frequente recebe descontos progressivos nas suas compras baseados entre outros critérios na frequência do mesmo no ponto de venda.
Eu não sei dizer qual seria a adaptação necessária no seu negócio para sua empresa possa superar um período de baixa demanda, afinal, cada segmento tem suas particularidades e cada empresa suas forças e fraquezas que devem ser exploradas e minimizadas respectivamente em seus mercados.
O certo é que é necessário olhar o mercado e dentro do novo cenário reconfigurar toda a estrutura empresarial para atender a demanda existente dentro do novo contexto. Pode ser que sua empresa tem que criar "combos" de produtos ou novas modalidades de serviços em categorias (Ouro, prata, bronze) redefinindo o escopo de cada categoria de produto ou serviço mantendo a rentabilidade dos seus produtos/serviços e ao mesmo tempo permitindo novas categorias de acesso aos seus produtos e serviços para um consumidor retraído pela crise.
Adaptação sempre foi uma palavra muito forte e ela é bem atual. A história mostra que são os melhores adaptados as condições existentes, seja na natureza, seja nos negócios, que sobrevivem e se perpetuam.
Você quer criar uma estrategia de marketing para sua empresa que a ajude a sobreviver a tempos de crise? Entre em contato conosco e vamos juntos descobrir melhores formas para sua empresa superar o momento atual.
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