A cada ano profissionais de saúde gastam mais dinheiro em propaganda e marketing para atrair e captar mais pacientes.
Mas, implementando algumas técnicas que ensinamos em nossa consultoria de marketing para dentistas, você pode perceber um significante aumento do retorno do seu investimento em publicidade e propaganda.
Compartilhamos abaixo 3 dicas que ajudam a atrair mais pacientes e aumentar os ganhos do seu consultório / clínica:
1 - Foco no seu potencial paciente, não em você.
A sua propaganda e publicidade devem ter foco nas necessidades, problemas, dores e chateações que incomodam o seu potencial paciente e não nas suas certificações, diplomas e equipamentos de ponta que você tem em sua clínica / consultório.
Pesquisas mostram que as principais preocupações de pacientes de tratamentos dentários, por exemplo, estão relacionados ao nível de dor que estarão submetidos durante o tratamento, quanto tempo eles terão que esperar para marcar uma consulta e que tipo de resultados eles terão com o tratamento.
As suas peças publicitárias e todo o seu marketing devem endereçar esse tipo de dúvida, esclarecendo esses pontos um a um, através de material educativo/promocional. Seu website e as redes sociais são excelentes locais para esclarecer e clarificar essas principais dúvidas dos seus atuais e potenciais pacientes.
Tenha em mente ao pensar no seu material publicitário quais são as principais dúvidas que pairam da mente do seu potencial cliente e desenvolva todo seu material promocional com essa premissa em mente.
2 - Não comece seu anúncio, ou qualquer peça de material publicitário com seu nome e sua logo
A parte mais importante de um anúncio é o título ou cabeçalho. A não ser que seu nome seja associado a uma marca de renome internacional, o que convenhamos, não costuma ser o caso em 99,9% dos estabelecimentos de saúde, seu nome e sua logo não vão atrair potenciais pacientes.
Então, utilize o cabeçalho dos seus anúncios para captar a atenção do seu potencial paciente tocando fundo nos pontos que realmente interessam a ele. Veja dois exemplos de cabeçalho de um panfleto abaixo:
1 - Clínica Reinaldo Campos - Odontologia de Ponta
2 - Tratamento de canal sem dor! Atendimento imediato.
Qual dos dois anúncios acima você acredita que chamaria a atenção de um potencial paciente que esteja sofrendo de uma dor de dente?
Acho que você já entendeu. Foque sua publicidade em anúncios que contenham chamadas para solução dos problemas que seus potenciais clientes estejam procurando por solução.
3 - Faça uma oferta de risco zero
Geralmente quando uma pessoa vê um anúncio hoje dia, na melhor das hipoteses o que ele faz é...nada. Isso quando não joga seu anúncio na lata de lixo.
Com a crescente massificação das ofertas fica muito difícil para qualquer clínica ou consultório diferenciar sua oferta das demais. A não ser que sua oferta seja livre de riscos.
O seu material de marketing deveria incluir uma oferta de "risco zero" ou "sem riscos" que dê ao seu paciente uma razão para que ele entre em contato com sua clínica ou consultório.
Dê uma oferta grátis, mas que não venha a ferir a ética dos conselhos de classe. Não se trata de algo realmente físico, mas algo que vá ser útil para o seu potencial cliente que esta buscando uma solução para uma dor ou necessidade que esteja sentindo. Um exemplo seria ofertar em seu site um e-book, como por exemplo algo como: "Baixe gratuitamente nosso E-Book - Tudo que você precisa saber sobre tratamento ortodôntico".
Em adição a essa oferta você pode oferecer também algum tipo de desconto agregado em algum serviço que sua clínica oferece para pessoas que baixarem o e-book. Essa é uma ótima forma de criar um relacionamento com seus potenciais clientes utilizando um gatinho mental chamado "reciprocidade"
As pessoas tendem a dar algo de volta a alguém que lhes deu algo. Ainda mais se o custo desse retorno for zero.
Temos observado em nosso trabalho de consultoria de marketing para dentistas e também em nossa consultoria de marketing para médicos que os profissionais de saúde tem se interessado cada vez mais pelo tema do marketing na saúde. De fato, vivemos novos tempos em que o boca a boca não é mais suficiente para nutrir um consultório ou clínica com um fluxo constante de novos pacientes.
Se você se interessa por marketing na saúde, entre em contato conosco e descubra como podemos ajuda-lá a criar um planejamento de marketing que ajude-o a captar mais pacientes para sua clínica ou consultório.