O que faz uma empresa de marketing online




O marketing é um processo fundamental dentro de qualquer empresa. Veja bem, eu disse processo e não evento.

 Claro, por puro desconhecimento muitas pessoas ainda confundem marketing com propaganda e muitos se perguntam porque sua propaganda no horário nobre da TV local não deu o retorno esperado?

 É exatamente ai que entra o trabalho de uma empresa de marketing online. Uma empresa de marketing online vai fazer em primeiro lugar um trabalho de análise e planejamento.

  Claro, todo mundo tem pressa hoje em dia. São contas para pagar, pressão dos fornecedores, folha de pagamento, ou seja, o foco do empresário acaba sendo vender, vender e vender.

  Mas pular a fase de planejamento de marketing não vai contribuir para que os resultados esperados aconteçam, na verdade, será o contrário. É exatamente por não haver planejamento de marketing e sim execução de peças publicitárias que os resultados nunca correspondem.

  Então, voltando a questão central desse artigo,  trabalho principal de uma agência de marketing online é planejar. Mas planejar é muito vago, não é mesmo? O que compõe então o planejamento de marketing?

Bem, entre outros itens um bom plano de marketing online vai envolver:

Análise da forças e fraquezas da empresa
Entendimento do negócio da empresa
Definição clara e absoluta de metas
Estabelecimento de diretrizes
Estudo dos canais online de divulgação
Definição de indicadores de acompanhamento

Essas são macro-tarefas que vão ser desmembradas em tarefas mais curtas que juntas vão compor o plano de marketing online. 

E porque isso é importante? Basicamente, porque sabendo quem é sua empresa, quem é seu cliente, qual o posicionamento que sua empresa quer adotar perante o seu cliente potencial e alocando a verba correta aos canais adequados, a probabilidade de sucesso é muito, muito maior do que simplesmente iniciar uma divulgação no Facebook ou Google Adwords, por exemplo.

Enfim, o trabalho de uma empresa de marketing online vai muito além de ferramentas ou técnicas específicas, mas sim na assessoria do cliente em relação as melhores práticas de marketing para maximizar as chances de sucesso de qualquer empresa.