A clássica animosidade entre o pessoal de marketing e vendas tem que acabar. Já vai longe o tempo em que as funções eram totalmente separadas e não se misturavam como água e vinho.
O fato é que o mercado, seja qual for o seu mercado, não esta nada fácil e não parece que vai melhor no curto espaço de tempo. Mais um motivo para as equipes trabalharem em conjunto, de forma coordenada e harmônica.
Marketing tem a função primordial de entender o que a clientela procura e ajudar a definir como, através de produtos e serviços sua empresa vai poder atende-lós. Alem disso, esse departamento tem a missão de comunicar claramente ao mercado que a empresa existe, o que ela faz, qual o seu posicionamento e disparar campanhas de captação de clientes qualificados.
Clientes qualificados
Clientes qualificados são aqueles que estão dispostos a comprar o que a empresa vende mas que também, tem a capacidade financeira e a autoridade para comprar.
De nada adianta o marketing gerar uma quantidade imensa de leads que baixaram um e-book no seu site se eles não tem os atributos acima listados (interesse, capacidade e autoridade).
Por outro lado, o departamento de vendas deve contribuir também no momento da definição do produtos e serviços da empresa, pois eles estão na linha de frente do mercado e tem a capacidade de "sentir o pulso" dos clientes. Não entendo como o time de vendas ainda fica fora do processo de definição da estratégia de marketing da empresa.
Enfim, queridos leitores, precisamos entender e colocar em prática rapidamente em prática o conceito de integração de marketing e vendas. Todo mundo no mesmo barco remando na mesma direção em busca de resultados espetaculares para sua empresa!
Sr. Site