O fenômeno das redes sociais é uma realidade no Brasil. De fato, dadas as características do povo brasileiro que adora se socializar, as redes sociais encontraram aqui um forte ponto de crescimento.
Segundo dados do e-bit já somos o terceiro país do mundo com maior número de usuários do Facebook sendo o que mais passa tempo nessa rede social.
Diante de tanta exposição, as empresas se perguntam: Como usar as redes sociais na minha empresa?
Muitos empresários afoitos acreditam que basta abrir um perfil no Facebook ou outra rede social e começar a postar propaganda e promoções. Bom, não é bem assim que funciona.
Vamos dar um passo atrás e entender que as redes sociais são mais um canal de comunicação com os clientes. Elas devem ser vistas como um meio e não um fim em si mesmas. Partindo desse ponto de vista podemos seguir uma sequência de atividades ou passos para usar as redes sociais na sua empresa:
1 - Defina claramente quem é seu público alvo. Não basta dizer que são "mulheres entre 25 e 45 anos, casadas e com filhos". Isso é muito genérico. Saiba exatamente os hábitos, gostos e perfil social de uma mulher que esteja dentro desse seu público alvo mais amplo. Isso é chamado de construir a sua "persona". Aqui no blog temos vários textos falando sobre como criar personas.
2 - Descubra em qual ou quais redes sociais seu perfil típico de cliente acessa. Não caia na tentação de achar que todo mundo esta no Facebook e por isso meu cliente também esta lá. Não basta que o cliente esteja no Facebook, por exemplo, mas é preciso ir além e descobrir as motivações que o fazem acessar essa rede. Se forem apenas motivações pessoais e de relacionamento pode ser que nenhuma ação específica consiga impacta-ló. Portanto, estude com calma qual a melhor rede social para investir sempre pensando no comportamento do seu consumidor típico.
3 - Crie uma linha editorial clara. O que vai ser falado? Em que tom? Sério ou descontraído. Como sua marca vai se posicionar nesse cenário?
4 - Monte um calendário editorial - É importante definir datas e seus respectivos conteúdos. O que vai ser postado e quando. Por exemplo: toda terça-feira será postado um vídeo tutorial, etc.
5 - Acompanhamento. Claro que uma vez que seu plano esteja em uso serão necessárias mudanças e correções de rota. Nada melhor do que fazer isso monitorando constantemente as suas postagens, o engajamento dos seus fans com a sua página, respondendo dúvidas e resolvendo problemas.
Bom, esse artigo quis demonstrar que para usar as redes sociais na sua empresa é preciso ir além do enfoque puramente técnico e de ferramentas. É necessário um bom planejamento e uma correta execução.
Sr. Site
Consultoria em marketing digital