Já vai longe o tempo em que um site era apenas uma peça virtual de propaganda. A realidade mudou e empresas que utilizam seu website como uma ferramenta de marketing costumam aferir resultados bem mais positivos do que aquelas que tem no site apenas uma imagem institucional.
Olhe para as grandes empresas do mercado e avalie o papel que o website dessas empresas tem na sua estratégia de marketing. Consegue perceber? Bom, vamos passar algumas dicas que vão ajudar a tornar seu site um aliado no crescimento das suas empresas. Vamos lá:
1 - Site não é panfleto
Um site não é um "panfleto virtual". Não adianta um site ser "bonitinho" com fotos dos seus produtos e efeitos especiais nas páginas.
Um site deve ser encarado com a porta, a principal porta de contato da sua empresa com o mundo. Nada menos do que isso. 9 em cada 10 novos clientes faram contato com sua empresa via website.
O que um bom site deve ter então? Várias coisas e uma resposta genérica é leviandade.Não existe uma fórmula pronta que se aplique a todos os negócios, mas uma coisa é certa: Todo site deve ter conteúdo!
2 - Conteúdo para o cliente (não para você)
Muitos empresários colocam o ego a frente dos negócios e isso leva a empresa a falência e não ao sucesso.
Seu site deve ter conteúdo que interessa ao seu público alvo e não a você dono da empresa. Vejamos: Tem uma agência de viagens? Fale dos destinos, dê dicas de restaurantes e passeios em cada lugar, passe dicas de segurança e qualquer outro conteúdo que possa ser útil ao seu cliente.
Chega de usar seu website para ficar falando o "quanto sua empresa é bacana, que sua equipe é linda, que seu produto é o melhor....blá, blá, blá"
Como você espera se destacar como diferente perante sua clientela fazendo exatamente a mesma coisa que seus concorrentes fazem?
3 - Pessoas procuram soluções de problemas e não produtos/serviços
Tema recorrente aqui no blog já falamos várias vezes que as pessoas estão na internet procurando solução de problemas. O que você acha que seu cliente esta procurando agora? Uma empresa de reforma de imóveis ou deixar sua casa mais bonita? Um seguro de vida ou ter mais segurança para sí e para a família? Uma passagem área barata ou relaxamento e diversão?
Utilize seu site para responder dúvidas e para resolver problemas do seus clientes, não para falar de você, da sua competência ou do seu produto. Coloque-se perante o seu cliente como uma autoridade no seu campo de atuação e as vendas vão aumentar por consequência.
A lista de tópicos que você deve considerar para criar um site que ajude seu negócio pode ser bem longa mas por hora vamos nos ater aos 3 itens acima. Comece deles e verá a diferença no seu negócio.
Sr. Site