Fim de ano é sempre um momento de grandes expectativas para os varejistas e comerciantes em geral. Claro, o natal esta chegando e junto com sua magia e religiosidade traz também a esperança de vendas melhores em um cenário de caos econômico.
Mas será que dá para vender muito nessa natal? A resposta é sim e não. Vamos começar listando alguns motivos para dizer quando não da para vender muito no natal:
- Você deixou para fazer as compras de natal na última hora.
- Sua empresa não tem um plano de marketing e tanto o dono como os funcionários acreditando que marketing e propaganda são a mesma coisa.
- Pouca valorização do marketing digital. Comentários do tipo "meu cliente não acessa a internet" são comuns.
- Política empresarial de "apagar incêndios". Tudo é feito em cima da hora.
- Equipe de vendas despreparada. Você contrata sempre o funcionário "mais barato"
Agora, vamos listar quando da para vender mais no natal que esta chegando:
- Suas compras de natal foram planejadas lá no início do ano, baseado em estatísticas e dados que você coletou dos 5 últimos anos.
- Sua empresa tem um plano de marketing bem definido. O dono da empresa sabe que marketing e propaganda são coisas distintas, porém complementares.
- O marketing digital faz plano do seu plano global de comunicação. Você sabe que se o seu cliente final na esta na internet, seus influenciadores (filhos, pais, funcionários-chave, etc) estão. Então sua empresa utiliza seu plano de marketing digital de forma integrada e não em atividades separadas e esporádicas.
- Sua empresa tem planejamento estratégico. As ações são precedidas de muito planejamento prévio e são controladas e acompanhadas de ações corretivas a medida que são realizadas.
- Você recruta os melhores funcionários que tem condições de pagar. Treina-os constantemente, não somente em relação aos produtos, especificações técnicas e suas variações, mas também e principalmente em atendimento ao cliente.
Me desculpe amigo leitor se acreditou ao ler o título desse breve artigo, mas vendas é resultado de uma série de eventos, mas nenhum deles tem a ver com mágica.
Detalhe: Perceba que a lista acima é atemporal. Todos os pontos acima (positivos e negativos) valem tanto para o natal de 2015 como para o de 2016, 2017, 2018....
Sr. Site
Marketing de conteúdo