As lojas virtuais dispararam no país. Enquanto o comércio "tradicional" de pedras e tijolos ficou praticamente estagnado em 2015 a previsão é de que o e-commerce feche o ano com taxas de crescimento de dois dígitos!
Mas com certeza se você investiu em um e-commerce já deve ter percebido que não é assim tão fácil conseguir esse crescimento todo. O que a estatística não mostra é que a maior parte do crescimento do e-commerce fica concentrada em cerca de 10% das lojas online no mercado brasileiro.
Mas como entrar para esse seleto grupo de elite do e-commerce nacional? A má notícia é de que não existem atalhos nessa escalada para ter uma loja virtual de sucesso. A boa notícia é de que com trabalho duro, dedicação e inteligência é possível sim entrar para esse time de vencedores na web.
Vamos passar algumas dicas práticas para que você coloque em dia hoje na sua loja virtual. Mas, lembre-se, muitos resultados das ações de hoje somente aparecerão daqui há alguns meses. Vamos lá:
Estude bem seu mercado
Ta legal, você já esta cansado de saber quem é seu cliente, certo? Afinal, você estudou o mercado, analisou os concorrentes, viu uma oportunidade, fez um plano de negócios e abriu sua loja virtual, certo? Errado. Pelo menos segundo dados do SEBRAE nacional somente 1 em 5 empresas faz um plano de negócios. A maioria esmagadora pula logo para a fase de execução e trata de fazer os ajustes "quando precisar". Acontece que nem sempre da tempo. Então, para ter uma loja virtual de sucesso invista em primeiro lugar no planejamento.
Práticas de gestão profissionais
Aquela história de que você somente precisa de um computador com acesso à internet e pode ir pra praia contabilizar as vendas é papo furado.
Uma loja virtual exige e vai exigir cada vez mais profissionalismo. Você precisa saber ou ter alguém que saiba como gerenciar o estoque, fluxo de caixa, tributação e outros temas mais. Claro, uma loja virtual, mesmo que aberta dentro do seu quarto, precisa ser gerida com profissionalismo desde o início, pois se ela for tratada com profissionalismo tem muito mais chances de crescer.
Uma dica é: Prepare-se. Estudo sobre marketing, propaganda, técnicas de gestão de estoque, logística, etc. Não estou dizendo para você virar um expert mas tem que dominar os conceitos básicas de forma plena para entrar nesse mercado de e-commerce.
Investimento em marketing
Sabe aquele ditado "quem não é visto não é lembrado"? Pois é, ele é muito verdadeiro no segmento de e-commerce. É preciso que o empreendedor prepare uma verba para investimento mensal em marketing.
Marketing é não somente propaganda, mas é importante ter um bom plano de comunicação integrado ao seu marketing. Ta ai uma área onde o profissionalismo ou a a falta dele pode custar caro.
Não deixe a imagem da sua empresa nas mãos do seu sobrinho "que entende tudo" de internet. Aprenda a fazer direito ou contrate uma agência especializada em marketing.
Essas são apenas dicas básicas para aumentar as vendas na sua loja virtual, mas que podem sim trazer resultados expressivos para seu e-commerce se executadas de forma consistente, dando tempo ao tempo para que o resultados apareçam.