Estamos chegando em Novembro e mais um natal se aproxima. Sim, aquela data em que o comércio, mesmo com tantas notícias ruins se aproxima um dos feriados mais importantes para o comércio em geral.
Mas a data pode passar em branco se sua loja não estiver preparada para aproveitar o evento. E como preparar sua loja virtual para o natal?
Vamos dar algumas dicas que envolvem a preparação tanto da frente de loja quanto da retaguarda. Vamos lá:
1 - Compras
Já diz um velho ditado que quem economiza um real na compra ganha dois reais na venda. Faz todo sentido, já que uma boa venda começa com uma boa compra.
Ok, já esta meio tarde para pensar em negociações pois elas deveriam ter começado lá no início do ano. Sim, quanto antes você antecipar seu processo de compra mais fácil será negociar volumes, descontos e prazos de pagamento com seus fornecedores.
Entretanto se você deixou para esse momento a negociação com os seus fornecedores, lembre-se de que eles também estão vivendo um momento de crise e as condições para negociação estão mais abertas. Negocie prazos, datas de entregas, política de ressuprimento e todas as condições que possam facilitar suas vendas. Mas atenção, não abra mão da qualidade de forma nenhuma.
2 - Frente de loja
Em uma loja virtual é fundamental que a estrutura de informação e o visual são realmente fundamentais para a conversão.
No período de natal isso é ainda mais importante. É fundamental que a identidade visual da loja seja customizada para o evento de natal. Isso envolve a criação de banners promocionais nas páginas do site, o destaque de produtos que se desejam trabalhar mais fortemente as vendas e as chamadas para ação nos botões e imagens de destaque.
Se sua empresa não tem dinheiro para investir em customização ainda assim dá para fazer alguma coisa. Trabalhe melhor o que você já tem. A esmagadora maioria das lojas virtuais possuem um painel de fácil manipulação onde você pode trabalhar cores, imagens, etc. Estude e aproveite ao máximo as capacidades do painel da sua loja para promover sua loja virtual no natal.
3 - Propaganda
Ok, você fez uma excelente negociação com seus principais fornecedores, montou um visual incrivel, trabalhou o "call to action" nas páginas da loja mas e a divulgação?
Sem divulgação, nenhuma loja virtual consegue avançar. E é aqui que a maioria dos pequenos empreendedores online pecam. Eles simplesmente não fazem propaganda das suas lojas virtuais, ou quanto muito, divulgam links dos produtos no Facebook ou outra rede social. Resultado: Poucas vendas engrossando o caldo das estatísticas que mostram que cerca de 95% das lojas virtuais do Brasil vendem no máximo 10 produtos por mês.
Dica: Invista o que puder na divulgação da sua loja virtual utilizando principalmente os canais digitais que são mais baratos e permitem medir o resultado dos anúncios. Algumas ferramentas muito uteis como o Google Adwords e o Facebook Ads.
Se não tiver tempo ou não souber como fazer entre em contato conosco e ajudaremos sua empresa a atingir os melhores resultados de vendas na sua loja virtual no natal.
Sr. Site
Especialista em vendas online