O crescimento das grandes cidades e aglomerados humanos foi acompanhado da busca pelo contato com a natureza e com os animais.
Diante do cenário acima cresce vertiginosamente número de animais de estimação, especialmente nos grandes centros urbanos. São cães, gatos, pássaros e outros animais que moram em casas, apartamentos e outros ambientes urbanos.
A demanda por serviços de médicos veterinários só faz crescer. Mas se você é um veterinário, tem uma clínica já consolidada ou esta começando um novo negócio, como atrair mais clientes para sua clínica veterinária?
Bom, a primeira dica é segmentar. Como em todos os negócios não da para ser tudo para todo mundo. Isso é um princípio básico que via de regra é negligenciado, especialmente por profissionais em início de carreira.
Na ânsia de formar clientela rapidamente ou na necessidade de pagar as contas dos investimentos realizados o veterinário passa a tentar fazer de tudo um pouco para conseguir mais clientes. Isso é um erro que cobra seu preço a médio e longo prazo.
Para captar mais clientes para sua clínica veterinária especializa-se em um nicho de mercado. Quanto mais especializado menor a quantidade de clientes, mas também será menor a quantidade de concorrentes, permitindo assim que sua clínica veterinária abocanhe boa parte da clientela disponível.
Que tal uma clínica veterinária especializada somente em repteis? Muito radical? E se você se especializar somente em atendimento a cachorros da raça X? Saiba que pode parecer maluquice mas a super especialização lhe permite dois ganhos imediatos: A exposição pela diferenciação e poder cobrar mais caro, afinal você é super especializado!
Propaganda sim
É interessante, códigos de ética míope e uma visão pobre de marketing durante o curso de veterinária tornam os profissionais de medicina veterinária meio empreendedores. E por que meio? Porque eles são ótimos tecnicamente e fracos em mostrar para todo mundo o que sabem fazer.
Não confie naquele seu primo que "sabe tudo de marketing". Marketing não é propaganda e propaganda não é marketing. Todo negócio precisa ser conhecido para ser visto. Invista em divulgar sua clínica veterinária.
Mas, por favor, não caia naquela canto da sereia batido de alguns "consultores" que vão te dar dicas genéricas do tipo "24 dicas de marketing para veterinários" que no fundo são uma lista de obviedades e que não dão resultado nenhum.
Pense bem, você estudou medicina veterinária. Passou vários anos se preparando para atuar no segmento, dominou técnicas e correu atras de se tornar um bom profissional. Com a propaganda é a mesma coisa. Procure um profissional de marketing que vá te dar resultados reais. Não queira economizar na parte mais importante do seu negócio, a captação e atendimento de clientes. Sim, clientes, sem ele seu diploma não vale nada, seu conhecimento tem pouca utilidade e você não sobrevive.
Vamos para frente, existem muitas técnicas verdadeiras e comprovadas de captação de clientes para clínicas veterinárias. Não se engane, para resultados profissionais, conte com profissionais.
Sr. Site