Dia 27 de novembro esta próximo. Essa é uma data fundamental para o e-commerce brasileiro, pois segundo estimativas do e-bit, órgão que monitora a internet brasileira, a black friday é o segundo dia do ano mais importante para o e-commerce em volume de vendas. Só para ter uma ideia da importância do evento, entre 2013 e 2014 houve um aumento de 51% das vendas registradas online.
Porém, para que a data do black friday 2015 seja memorável para sua loja virtual é preciso que seja feita toda uma preparação prévia.
Vamos a algumas dicas de ordem prática para sua loja virtual vender mais no Black Friday 2015:
1 - Prepare o estoque
Existe um ditado que diz que "toda boa venda começa com uma boa compra". É fundamental que nesse momento você já tenha trabalhado a gestão do seu estoque.Uma boa negociação com fornecedores em busca de prazos e condições de pagamentos são fundamentais.
Para quem não fez o dever de casa até agora, um conselho: mexa-se!
2 - Ofertas legítimas
Muitos comerciantes online sabendo que essa é uma data importante inflam os preços dos seus produtos nas alturas para depois aplicar certas "ofertas" na internet.
É bom que se diga que o consumidor online não é bobo, pelo contrário, geralmente é aquele tipod e pessoa bem antenada, que busca ofertas, compara preços e que monitora permanentemente os preços dos produtos nos principais varejistas online.
Ofereça promoções reais que tragam uma boa margem de lucro para sua empresa mas que cativem seu cliente e que façam ele voltar no futuro. Não valorize tanto a venda imediata mas sim a conquista de novos clientes que farão compras recorrentes pois encontraram o que queriam na sua loja dentro de ótimas condições.
3 - Logística e Atendimento
Se a demanda aumenta nessa época é importante que o varejista online tenha um cuidado redobrado com a logística, pois não existe contra propaganda pior do que prometer e não entregar.
Novamente, tenha uma boa gestão do seu estoque, tenha contratos com outras transportadoras caso os Correios entrem em greve e faça um excelente atendimento.
Aliás, o atendimento rende um capítulo a parte pois muitas vendas são perdidas por falta de informação.
As pessoas estão na internet pesquisando e comprando, então dúvidas podem surgir. Algumas pessoas esclarecem suas dúvidas via internet mas muitas outras preferem o contato humano.
Tenha vários canais de atendimento, que pode pode ser: Telefone, Chat online, WhatsApp, Facebook, Twitter, etc.
O importante é facilitar ao máximo a vida dos seus clientes ajudando-o a concretizar a compra.
Bem, esses são alguns pontos importantes para preparar sua loja para a Black Friday 2015. Olhe para dentro do seu negócio e sempre questione-se como melhorar os aspectos da sua loja virtual. Se quiser saber mais entre em contato conosco.