As redes sociais são um fenômeno mundial e no Brasil não é diferente. Somente no Brasil o Facebook, a mais popular das redes sociais tem mais de 70 milhões de inscritos.
Com um público de peso como esse você precisar começar a usar o Facebook na sua empresa já! Mas como fazer? Não se preocupe, preparamos esses 3 passos para destacar sua empresa no Facebook:
1 - Identifique seu público alvo
O maior erro que qualquer empresário pode ter é querer ser tudo para todo mundo. Defina sua persona, ou seja, quem é o seu comprador típico. Se você trabalha com vários públicos diferentes, como por exemplo, uma loja de roupas masculinas e femininas, crie duas personas diferentes, um para homens e outros para mulheres.
Vale colocar o perfil estimado de renda, nível educacional, características pessoais e todos os detalhes que você possa lembrar que formam bem a característica do seu comprador típico. Ah, não esqueça de dar um nome de verdade para sua persona, pois assim fica mais fácil de trabalhar o próximo tópico.
2 - Calendário de publicações
Usar as redes sociais de forma tradicional, fazendo anúncios que visam somente a venda não vai dar certo.
Você precisa ser criativo e criar um calendário e uma linha editorial, no estilo do que os jornais e revistas fazem.
Defina que tipo de conteúdo a sua persona ideal (volte ao item 1) gosta de ouvir, de ler e de ver e publique conteúdo com certa constância nessa linha.
Intercale para cada 5 posts de conteúdo de interesse da sua persona, 1 post de venda direta, de preferência mandando para o seu site.
3 - Atendimento ao público
Pequenos e médios varejistas podem lucrar muito utilizando o Facebook ou outras redes sociais como canais de vendas e relacionamento.
É triste, mas a grande maioria dos donos de pequenas empresas cometem o pecado de abrir uma página empresarial ou fan page no Facebook e esquecer dela.
Basta navegar pelo Facebook e Twitter e ver muitas perguntas, muitas vezes relacionadas a dúvida sobre produtos ou serviços sem respostas, fazendo com que o comerciante perca vendas certas.
Então fique atento, você precisa atender seus clientes bem nas redes sociais, responda a todas as dúvidas e não se altere se for criticado.
Siga as dicas acima e tenha sucesso com sua empresa nas redes sociais.
Sr. Site
Gestão de mídias sociais