Por que fazer um briefing

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Todo trabalho de criação deve ser precedido por um bom briefing, Um briefing tem como missão principal "captar" os desejos explícitos e implícitos do cliente a cerca do produto/serviço que será criado.

Um bom briefing deve ser claro e preciso abrangendo aspectos estéticos, informacionais de de contexto do cliente e do trabalho que será criado.

 Brief em inglês significa sumário ou resumo, declaração resumida. Dentro do contexto de uma abordagem publicitária o brief é um documento discutido em uma ou mais reunião com o cliente e servirá de base para a elaboração da campanha publicitária.

 Alguns elementos que devem ser levantados em um briefing, mas não resumidos a estes:


  • Nome da empresa
  • Ramo de atuação
  • Perfil dos clientes
  • Concorrentes
  • Posicionamento da empresa
  • Produtos
  • Serviços
  • Histórico
  • Situação atual
  • Situação desejada
  • Diferenciais da empresa


Logicamente, de acordo com o produto a ser desenvolvido devem ser solicitadas informações diferenciadas, porém, em linhas gerais, as informações acima devem ser parte básica do briefing.

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