Marketing é investimento ou despesa?

Resultado de imagem para despesa x investimento

Mercados estagnados, vendas em baixa, inflação crescente...parece o cenário do caos mas infelizmente isso é o Brasil nesse exato momento.

  Mas crises vem e vão. Elas são cíclicas por natureza, porém as empresas não deveriam ser. Mas o que via de regra acontece é que basta o mercado esboçar uma queda e a grande maioria dos pequenos empresários o que faz? Corta totalmente seu investimento em marketing.

  Por que isso acontece? Bom, a verdade é que as pequenas empresas e mesmo algumas de porte um pouco maior acreditam que o marketing é "um mal necessário", ou seja, investem em propaganda e publicidade acreditando que se trata de uma despesa.

  Na prática, empresas que enxergam o marketing como despesa são as que mais sofrem em tempos de recessão, pois entram em ciclo perverso em que o mercado diminui o ritmo, então a empresa diminui seu investimento em propaganda e promoção, que são ferramentas de marketing e com isso diminuem ainda mais suas vendas. Ou seja, parece o cachorro correndo atras do próprio rabo.

  Mas será que realmente essa é a melhor atitude? Por certo em tempos de crise é fundamental apertar os cintos e corrigir rotas. Já dizia um velho professor: "Custos são como unhas pois temos que corta-lás constantemente".

  Acontece que existem certas despesas ou investimentos que são fundamentais para a viabilidade e perenidade das empresas. O investimento no marketing, especialmente em promoção e propaganda são fundamentais, pois de nada adianta ter uma estrutura interna enxuta, uma qualidade superior no seu produto ou serviço e o melhor atendimento se ninguém fica sabendo.

  Uma atitude inteligente é escolher de forma sábia qual o melhor canal para divulgação em momentos de crise. Aqueles canais on ou offline que permitem medir e avaliar os resultados são sem dúvida o melhor investimento, pois é possível acompanhar com alto grau de certeza os resultados do seu investimento.

  Concluindo podemos afirmar que a crise atinge a todos, pequenos ou grandes, porém vai estar melhor ao sair dela aquelas empresas que enxergam o marketing como investimento.

Sr. Site
www.srsite.com.br
Marketing Digital de Resultados