Todo dentista precisa divulgar seu consultório. Por que não? Apesar de se tratar de um trabalho fundamental para a população, muitos excelentes dentistas ainda não sabem como divulgar seu consultório odontológico.
Isso acontece basicamente por dois motivos:
1- Pouca enfase em marketing nos cursos de odontologia.
2 - Um código de ética restritivo que limita a capacidade de publicidade e propaganda.
Não podemos e não temos competência para comentar muito sobre o item 2, já que o conselho federal de odontológica é uma órgão de prestígio e tem seus fundamentos para sedimentar seu código de divulgação para a categoria.
Em relação ao item 1 podemos ajudar bastante, já que marketing é o nosso forte. Vejamos, vamos voltar um pouco atrás e nos ater aos fundamentos do marketing. Alguns conceitos devem ser elucidados:
Marketing não é publicidade ou propaganda
O chamado composto do marketing se refere ao produto (ou serviço), ao preço, a praça (ou local onde o serviço é prestado) e a promoção. Aqui entram a promoção propriamente dita e a propaganda.
Pense bem, como alguém vai valorizar ou se tornar seu cliente se você não promover sua competência e seu consultório.
Marketing é mais abrangente do que publicidade e propaganda, pois vai além destes. Em primeiro lugar todo dentista deveria determinar com clareza quem é o seu cliente alvo. Você dentista já se fez essa pergunta? Pergunte-se: Quero atender que tipo de paciente? Homens e mulheres? Somente crianças? Um público especifico, como por exemplo, os Gays? É serio, determinar com exatidão quem vai ser o público alvo do seu consultório com o maior nível de detalhe possível é o passo fundamental para os próximos passos que virão.
Quais as necessidades do seu público alvo?
Ok, então você definiu, por exemplo, que vai abrir seu consultório em uma área popular de um grande metrópole. Você determinou que seus pacientes tem renda entre 1 e 3 salários mínimos, eles não tem muito tempo livre já que trabalham o dia todo fora e possuem pouca capacidade de fazer pagamentos à vista.
Diante dessa segmentação acima fica claro que você precisará estabelecer algumas diretrizes para divulgar seu consultório:
1 - Horário estendido. Se seu público alvo trabalha o dia todo fora, você deverá ter um horário flexível de atendimento, as vezes começando mais cedo e terminando mais no final da noite.
2 - Flexibilidade de pagamento - Não tem jeito, seu público alvo precisará dividir o pagamento do seu tratamento. Como você vai "financiar" seu paciente? Boleto bancário, cheque, cartão, etc.
3 - Atendimento - Como deverá ser o seu atendimento. Por certo precisará traduzir os termos técnicos para uma linguagem mais simples que seu paciente vai poder entender.
E agora, como comunicar?
Bom, se você já quem são os seus pacientes, quais são as necessidades dele, esta na hora de deixar claro que é VOCÊ que vai atende-ló.
Seguindo a linha de raciocínio descrita acima, usando o paciente típico como exemplo, fica claro que vai ser necessário usar uma linguagem clara e objetiva que destaque os diferenciais que seu consultório tem e que resolvem os principais problemas do seu cliente alvo. No caso dado acima, sua mensagem deve sempre destacar:
- Que seu consultório tem horário flexível de atendimento, começando a atender mais cedo e terminando mais tarde e que inclusive atende aos sábados.
- Que seus tratamentos podem ser parcelados (cheque, cartão, boleto, etc).
Ficou claro que o enfoque é sempre das necessidades para as soluções?
O mais interessante e que isso é básico, mas como disse a maioria dos dentistas não aprenderam nada sobre marketing e por isso vemos uma infinidade de profissionais que acabam não se diferenciando porque a grande maioria parte da mesma linha. Formação em odontologia, especialização, abertura de um consultório com os amigos, panfletagem e resultados que não veêm.
Se você quiser saber mais como fazer marketing para dentistas ou como divulgar seu consultório odontológico entre em contato conosco e teremos prazer em dar muitas dicas.
Sr. Site
Marketing digital de resultados para dentistas.