As redes sociais são um fenômeno. Disso ninguém dúvida. Rapidamente as mais diversas redes foram criadas, cresceram e se multiplicaram. Hoje é comum, em qualquer centro urbano ver as pessoas lendo, postando ou atualizando seu perfil nos mais diversos locais: Filas de banco, pontos de ônibus, enquanto almoçam no restaurante ou mesmo durante o bate papo com os amigos no fim de tarde.
Essa popularização logo chamou a atenção das empresas que perceberam nesse fenômeno uma oportunidade de aumentar a visibilidade das suas marcas, fazer propaganda e publicidade dos seus empreendimentos,
Acontece que a propaganda e a publicidade não estão no DNA das redes sociais. De fato, as redes sociais foram criadas com o objetivo de fomentar o relacionamento entre pessoas. Fazer propaganda acaba sendo um pouco forçado.
Mas como tudo na vida as coisas evoluem. Hoje, já não incomoda tanto uma propaganda dentro da sua timeline no Facebook, por exemplo. Isso acontece porque as empresas e também as ferramentas de rede sociais passaram a seguir certas regras que tem a haver com a segmentação do público alvo para os anunciantes e também em relação ao alcance das publicações em páginas empresariais.
De fato, as empresas começaram a perceber que poderiam fazer propaganda, "sem fazer propaganda" diretamente. E como isso funciona. Veja o caso de grandes magazines. Eles geralmente mantêm uma fan page em uma rede social como o Facebook e publicaram vários tipos de conteúdos ali, indo muito além da pura e simples propaganda.
Nas redes sociais o que vale é o engajamento, ou seja, o tanto que os fans de uma marca interagem com elas. Para conseguir esse engajamento, as empresas vão além da propaganda pura e simples. Elas procuram fazer e publicar conteúdos como vídeos, textos, artigos ou imagens que informem, relacionem e engajem seu público alvo.
Parece fácil de falar mas é bem mais complexo. Criar nos seus fans o desejo pela interação, pela conversa não é assim tão simples e passa por um bom entendimento de quem é esse seu cliente, a escolha do material certo que vá realmente ajudar e interessar esse fã e por último uma certa regularidade e constância tanto na publicação quanto no diálogo com o cliente.
Concluindo esse breve artigo é preciso reafirmar que as redes sociais não devem ser entendidas como mais um canal de vendas, mas sim, como um canal de relacionamento de onde podem eventualmente surgir muitas vendas, mas é preciso ficar atento a todas as particularidades que esse tipo de canal têm.
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